Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...no concelho

Câmara Municipal aprova Regulamento para os percursos pedestres no concelho

22 Outubro 2012

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regulamento Municipal para os Percursos Pedestres do concelho. No documento são apontadas regras, a promoção e a identificação de percursos, assim como os princípios que atendem à Declaração de Nachyne, aprovada na Assembleia Geral da Federação Europeia de Pedestrianismo.

O regulamento agora aprovado visa assim estabelecer regras para a classificação, identificação, manutenção, sinalização, fiscalização, utilização e promoção dos percursos pedestres, garantindo a segurança dos praticantes e a protecção do meio ambiente onde se realizam, de acordo com a aplicação dos princípios gerais da marcação dos percursos pedestres adotados na Declaração de Bachyne.

Assim, os percursos classificam-se em grupos pela extensão, âmbito, forma, grau de dificuldade e duração, sendo que está também previsto o pedido de licenciamento de um percurso, que passa a obrigar o projecto, avaliação e análise do projecto, implantação, autorização/licença, manutenção, assim como a responsabilidade e a fiscalização e vigilância.

Viana do Castelo dispõe, actualmente, vários trilhos pedestres: da Chão de Carreço, dos Canos de Água, Azenhas de Barroselas; Farol de Montedor; Vila de Barroselas; Monte Galeão e Moínhos de Vento de montedor.

 

Viana do Castelo, 22 de Outubro de 2012         

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo