Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...apoios sociais

Câmara Municipal aprova reforço dos apoios sociais

18 Novembro 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o reforço das verbas destinadas aos vales sociais, criado em 2012 pela autarquia para uma ação mais adequada e ajustada às necessidades apresentadas pelos munícipes. Até ao momento, foram já distribuídos cerca de mil vales de cinco e dez euros a famílias carenciadas para aquisição de produtos alimentares.

Esta medida, criada pela urgência em adequar as respostas sociais imediatas às reais necessidades da população, tem como objetivo proporcionar o consumo de produtos frescos, como frutas, legumes, carne e peixe, que normalmente estão indisponíveis nas instituições que atribuem géneros alimentares.
Para as frutas e legumes, os vales tem um valor de cinco euros, enquanto para a carne e peixe, os vales são de 10 euros, que são entregues após avaliação da situação socioeconómica da família, efetuada pela Divisão de Ação Social da Câmara, ou que tenha sido encaminhada por outra entidade, acompanhada de informação social.

Paralelamente, foram celebrados protocolos com a Cáritas Diocesana e o Gabinete de Atendimento à Família para a transferência de uma verba mensal de oito mil euros, visando o apoio pecuniário em situações pontuais de carência, para o pagamento de rendas em atraso, despesas de saúde, água, luz, gás, próteses, entre outros.

Refira-se que, nos últimos quatro anos, muitas tem sido as iniciativas e os apoios sociais da autarquia de Viana do Castelo. No que toca ao apoio à realização de obras em casas de famílias carenciadas (Medida 4), foram apoiadas 49 famílias, num investimento de mais de 230 mil euros. Já para a construção e remodelação de equipamentos sociais, foram 15 as instituições apoiadas para criar valências como centros paroquiais lares, creches, serviços de apoio domiciliários, atividades de tempos livres e para arranjos exteriores aos respetivos edifícios. Aqui, nos últimos quatro anos, foram investidos pela autarquia mais de quinhentos mil euros.
Também na aquisição de veículos, foram investidos 83 mil euros e, na concretização de planos de ações das Comissões Sociais de Freguesia e Comissões Sociais Interfreguesias foram mais de 91 mil euros, a que acresce a mais recente iniciativa dos vales sociais. Ao todo, já foram apoiadas duzentas famílias com 985 vales até Setembro. No Natal, a autarquia distribui também cabazes a 69 instituições, no valor de mais de 16 mil euros.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo