Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...para 2020

Câmara Municipal aprova prorrogação do prazo de implementação de reduções nos transportes para 2020

20 Dezembro 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião de câmara, a prorrogação do prazo de implementação das medidas previstas no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos em Viana do Castelo. Trata-se de um conjunto de ações que integram diversas reduções e isenções nos transportes públicos.

O programa “tem por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social” e, em Viana do Castelo, este programa garante, nomeadamente, a gratuitidade do transporte escolar aos alunos do ensino secundário.

O programa integra ainda a redução em 50% do custo do bilhete ou passe aos utentes que utilizam os miniautocarros que circulam no centro da cidade de Viana do Castelo; e a introdução da gratuitidade para utilizadores da rede da concessão dos transportes urbanos entre o Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia (PECA) e a Zona de Atividades Económicas da Praia Norte (Praia do Coral). Em causa está também a redução em 50% do custo do bilhete ou passe dos utilizadores da rede da concessão dos transportes urbanos para as zonas industriais do Neiva, 1ª e 2ª fases e Alvarães, e Meadela.

O programa teve início em 2019 e prolonga-se em 2020 porque o próximo Orçamento de Estado prevê financiamento para o Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta do Transporte Público.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo