Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...dos Rapazes

Câmara Municipal aprova por unanimidade moção a solicitar resposta urgente para as obras da Casa dos Rapazes

29 Maio 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de aprovar por unanimidade uma moção onde solicita ao governo uma resposta urgente para garantir o início das obras na Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, instituição que acolhe cerca de cinquenta crianças e jovens e dispõe de diversas respostas sociais.

A moção aprovada hoje em reunião de executivo lembra que se mantém um “impasse” na Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, “cujas obras ainda se encontram por terminar, levantando, inclusivamente, questões ao nível da segurança dos seus utentes”. A instituição, que tem neste momento respostas sociais ao nível de lar de infância e juventude, cantina social e dois apartamentos de Autonomia, com 5 jovens pré-adultos cada, iniciou obras de recuperação e ampliação em Março de 2010, no âmbito da Medida de Apoio à Segurança dos Equipamentos Sociais (MASES).

Com o apoio financeiro obtido, foram priorizadas as áreas das crianças/jovens e criadas, por isso, duas pequenas unidades de cariz familiar, distintas e independentes, permitindo a distribuição das crianças e jovens por faixas etárias e nível de desenvolvimento.

“Mas a instituição necessita ainda e, urgentemente, de apoio financeiro para executar a cobertura (telhado), a proteção das paredes exteriores (para evitar infiltrações e humidades), os gabinetes técnicos (para diversas terapias e equipa técnica), o espaço multimédia, o espaço de receção às famílias para as visitas, o espaço para os colaboradores, a receção e a lavandaria, tendo em 2013 solicitado apoio pelo Fundo de Socorro Social”, pode ler-se na moção, que sublinha que “ao longo de 2013, os argumentos apresentados para o adiamento da resposta ao pedido de apoio financeiro, foram associados a potenciais calamidades que pudessem ocorrer no Verão e, depois, no Inverno”.

Atualmente sem resposta e porque “este processo não está ainda concluído e porque muito há ainda para fazer, têm sido dirigidos apelos reiterados à sociedade civil em geral, e a algumas entidades, empresas e organismos, públicos e privados, para que tomem parte neste processo, dando um contributo efetivo”, a Câmara Municipal solicita agora “resposta urgente para garantir o início das obras com a maior brevidade”.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo