Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...equipamentos

Câmara Municipal aprova apoios para Juntas e Uniões de Freguesia para construção e requalificação de equipamentos

05 Agosto 2021

O executivo municipal aprovou, em reunião de câmara, um conjunto de apoios às juntas e uniões de freguesias para a construção e requalificação de equipamentos. Ao todo, são 185 mil euros para a construção, remodelação e reabilitação de espaços em cinco freguesias do concelho, no âmbito da política de coesão social e territorial do concelho.

Assim, estes apoios permitirão a reabilitação dos fornos das Telheiras (Alvarães), ampliação da Casa Mortuária – 2ª fase da Areosa, construção do Centro de Convívio de S. Romão de Neiva (7.ª fase), construção do Parque de Lazer de Mazarefes e remodelação e ampliação do pólo da Meadela da União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela.

Estes apoios surgem da política municipal de apoio aos projetos estruturantes e estratégicos das freguesias de forma a alavancar respostas no território nos domínios dos serviços, social, cultural, desportivo e económico, destacando-se a construção, reabilitação e refuncionalização de espaços para respostas administrativas, de convívio e lazer (centros de convívio), lúdicas (parques infantis) e culturais, respondendo às dinâmicas de desenvolvimento de cada freguesia, entre outras.

De lembrar que, no Plano de Atividades, a Coesão Territorial e o desenvolvimento das freguesias terão em 2021 um acréscimo orçamental de 10%, em valor de investimento global, para obras de intervenção direta das freguesias. As Uniões e Juntas de Freguesia terão os meios necessários para poderem continuar a postar na qualidade de vida dos seus fregueses nomeadamente em obras de beneficiação de espaços públicos, arruamentos, equipamentos culturais, de utilização pública e desportivos.