Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Criativa”

Câmara Municipal apresentou o projecto “Viana Criativa”

19 Abril 2012

ABELO39495A Câmara Municipal, a Associação Empresarial e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo lançaram ontem, na Biblioteca Municipal, o projecto “Viana Criativa”, uma iniciativa que visa impulsionar o potencial criativo da cidade com um conjunto de acções de promoção, instalação e lançamento de negócios criativos.

Apresentado ontem num evento muito concorrido e com um intenso debate, Viana Criativa é uma iniciativa que integra um programa alargado de acções, eventos e actividades que, no seu conjunto, pretendem contribuir para o reconhecimento de Viana do Castelo como uma Cidade Criativa.

O projecto procura integrar dois conceitos distintos e complementares: por um lado, a necessidade de apostar numa identidade territorial forte e diferenciadora assente na Criatividade e assumindo a Criatividade não só como um factor de identidade distintivo e como uma atitude transversalmente observável nas pessoas, nos locais e nos negócios e, por outro, a necessidade e tendência em rever os estilos de vida das pessoas, muito marcados pela urgência da globalização e por ritmos acelerados e descentrados da essência da vida, procurando, com o movimento SLOW DOWN e aderindo à rede internacional “Slow City” para melhorar a qualidade de vida da população e reforçar as condições desejáveis para atrair e fixar negócios e pessoas com talento.

A iniciativa ” Viana Criativa” parte de uma cidade capaz de valorizar a qualidade de vida, de desenvolver o talento e o cruzamento de usos, de valorizar os seus recursos endógenos e de apoiar e desenvolver as infra-estruturas disponíveis. É seu propósito utilizar a magia da criatividade procurando a inovação que permita uma aposta na competitividade do tecido empresarial pelo reforço da economia local: genuinidade e unicidade; melhoria da qualidade de vida e, por último, a sustentabilidade do território, invertendo a lógica territorial da distribuição para a competição.

 “Viana Criativa” visa igualmente impulsionar o potencial criativo da cidade. Para tal, precisa de adoptar, no seio empresarial, um conjunto de medidas que lhe permita contrariar baixos níveis de inovação através da promoção do empreendedorismo, da promoção da inovação das empresas existentes e desenvolvendo clusters com elevado potencial na região, nomeadamente a fileira das indústrias criativas e sectores emergentes, novos usos e design.

 Para tal, vai ser criada uma agenda criativa com workshops de sensibilização e reflexão, seminários, conferências e congressos e intervenções em distintos domínios como o design, a ourivesaria ou a dinamização do comércio tradicional.

 À apresentação seguiu-se um debate com representantes de empresas como a Tusse, que combina design com artesanato em mobiliário de luxo e os arquitectos da Mima House, recentemente distinguidos pela Archdaily como “Building of the Year 2011”.

 

            Viana do Castelo, 19 de Abril de 2012 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo