Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...à Vianesa

Câmara Municipal apresentou Certificação do Traje à Vianesa

20 Fevereiro 2017

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou, no passado sábado, o Caderno de Especificações do Traje à Vianesa, que nasceu de um estudo que tinha como objetivo certificar e preservar a identidade do traje à vianesa, pelo qual a cidade e o concelho são conhecidos.

Viana do Castelo, conhecida como a capital do folclore, é possuidora de um traje reconhecido como o mais representativo da cultura popular portuguesa. Por isso, a autarquia decidiu avançar com a certificação do “traje à vianesa” a fim de o preservar e de o divulgar de forma mais sistemática, pelo que o estudo e caderno de especificações foram entregues à associação “Portugal à Mão - Centro Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses.

Com o estudo, foi feita a recolha, triagem e análise de toda a informação relevante para o estudo do Traje à Vianesa nas suas múltiplas modalidades (Afife, Carreço, Areosa, Santa Marta de Portuzelo e Perre, segundo a definição de Cláudio Basto, do início do séc. XX); foi efetuada a caraterização de cada uma das modalidades consideradas e definição de “trajes-tipo”, com descrição exaustiva de cada peça que integra a referida indumentária e respetivo registo fotográfico; e efetuado o estudo das possibilidades de registo e certificação.

O caderno de especificações é o instrumento onde estão definidas as caraterísticas do “Traje à Vianesa” e listados, fundamentando, todos os parâmetros que pesem para a sua certificação, nomeadamente o nome que identifique o produto e que neste caso terá derivações; referenciais histórico-geográficos que contextualizem a ocorrência e a continuidade da produção; e a caracterização do produto: características físicas (forma, dimensões, padrões, cores e desenhos predominantes); matérias-primas utilizadas; modos de produção (técnicas, saberes, ferramentas e equipamentos).

Na sessão de apresentação do Caderno de Especificações, que integrou também a abertura de uma exposição alusiva ao tema, não faltaram os trajes, a sua história e o Presidente da Câmara sublinhou que a autarquia tem como “uma das suas premissas a preservação e valorização dos seus produtos endógenos e das suas tradições”.
Considerando em dos maiores valores culturais do concelho, o traje está agora certificado mediante um documento “que é nada mais, nada menos, do que o instrumento onde se estão definidas as caraterísticas do “Traje à Vianesa” e listados todos os parâmetros, o nome, as referenciais histórico-geográficos e a sua caracterização. Estamos, assim, em condições de divulgar uma das nossas mais-valias etnográficas e culturais, que são reconhecidas como parte fundamental da cultura nacional”.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo