Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...projecto PROMAR

Câmara Municipal apresenta projecto PROMAR

21 Dezembro 2010

A Câmara Municipal apresenta hoje, dia 21 de Dezembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o PROMAR - Programa Operacional das Pescas, numa sessão dedicada a entidades, empresas, juntas de freguesia, e associações de pescadores que poderão estar interessados em apresentar ou integrar projectos aos avisos abertos no âmbito do Grupo de Acção Costeira Litoral Norte (GAC Alto Minho).

Este programa conjunto com Caminha, Esposende e também Vila Nova de Cerveira visa o reforço da competitividade das zonas de pesca, a reestruturação das actividades económicas pesqueiras, a promoção e valorização das actividades económicas onde existem comunidades piscatórias relevantes que, em Viana do Castelo, vai incidir nas comunidades de Darque, Monserrate, Amorosa e Castelo de Neiva.

Assim, do projecto constam acções como a criação de infra-estruturas e de logística para facilitar as actividades económicas das comunidades piscatórias, a valorização de produtos chave da economia da região ligadas ao mar, a qualificação dos pontos de venda de produtos e criação de canais de comercialização de pescado, a reabilitação dos apoios de pesca e aprestos dos pescadores, o fomento de acções de formação para a aquisição de novas competências para as comunidades dependentes da pesca ou criar roteiros turísticos qualificando os núcleos piscatórios em ligação com o património natural, arquitectónico e cultural da região.

Com o PROMAR, vão ser investidos cerca de quatro milhões de euros, a distribuir por uma área territorial ribeirinha. Em Viana do Castelo, a intenção é apostar no desenvolvimento sustentado onde a actividade piscatória é ainda uma referência: Viana do Castelo cidade, Darque, Amorosa e Castelo de Neiva.

Para levar a cabo este projecto que visa apoiar as comunidades piscatórias da região, foi mobilizado um conjunto alargado de entidades para formar uma parceria, com destaque para o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e as associações de pescadores locais que, juntamente com a Valimar, formam a administração do Grupo de Acção Costeira Litoral Norte, liderada por José Maria Costa e que porá no terreno este projecto.

Em Viana do Castelo, estão identificados 501 pessoas dependentes da pesca embora estejam matriculados 771 pescadores de “pesca polivalente”, que utilizam dois portos: o portinho de Pedra Alta e o posto de pesca de Viana do Castelo.

Estão registadas, em Viana do Castelo, 244 embarcações de pesca local e costeira e 1208 embarcações de recreio.

 

 

Viana do Castelo, 21 de Dezembro de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo