Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Serreleis

Câmara Municipal apoiou aquisição de Órgão de Tubos pela Igreja Paroquial de Serreleis

03 Fevereiro 2020

Foi inaugurado o órgão de tubos da Igreja Paroquial de Serreleis, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. A aquisição do órgão de tubos contou com um apoio de 7.500 euros por parte da autarquia, no âmbito do programa “Valorizar o Património”, tendo a inauguração incluído um concerto pelo organista italiano Enrico Viccardi.


Recorde-se que o “Valorizar o Património” tem por base o facto de o Património Cultural de um território constituir a mais importante marca identitária do mesmo. A conservação, recuperação, valorização ou divulgação deste torna-se um imperativo e também um dever para com os vindouros na transmissão de uma herança verdadeiramente fundacional, para além de desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento policêntrico dos territórios e na coesão territorial.


Neste contexto, e tendo em conta a iniciativa por parte da Paróquia de Serreleis para a aquisição de um órgão de tubos, proveniente de uma igreja protestante, com o objetivo litúrgico, mas também cultural, visando a criação de uma escola, para todos aqueles que queiram aprender, e também através da dinamização de concertos organísticos, o Município apoiou a aquisição do instrumento.


Em contrapartida, a Fábrica da Igreja de S. Pedro de Serreleis disponibiliza as instalações da igreja e o órgão de tubos para fruição cultural da comunidade, através de três concertos a realizar na igreja de S. Pedro de Serreleis, durante cinco anos.