Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Tóquio 2020

Câmara Municipal apoia esgrimista Carolina Oliveira na disputa do apuramento olímpico Tóquio 2020

19 Fevereiro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou ontem um protocolo para que o Município apoie a esgrimista Carolina Oliveira, em representação da Escola Desportiva de Viana (EDV), na disputa ao apuramento olímpico Tóquio 2020.


O Protocolo de Colaboração Desportiva para Atletas Vianenses de Alta Competição foi assinado no âmbito da política de desenvolvimento desportivo e da afirmação de desporto no concelho, pretendendo o Município apoiar o desenvolvimento desportivo de atletas de referência, no caso presente com possibilidades de classificação para os Jogos Olímpicos de 2020.


O protocolo refere que a esgrimista Carolina Oliveira, no âmbito da atividade que desenvolve e dos quadros competitivos em que participa, tem revelado elevadas capacidades físicas, técnicas e psicológicas que se têm traduzido em resultados desportivos relevantes, o que lhe permite almejar um mais elevado nível de prestação desportiva e poder vir a integrar a representação nacional em competições de nível europeu e mundial.


Já a Escola Desportiva de Viana, detentora de uma equipa técnica especializada, permite criar condições mais favoráveis a uma melhor preparação da atleta na vertente técnica e física, potenciando-lhe, assim, um maior êxito nas várias competições nacionais e internacionais.


Assim, no quadro dos apoios que o Município disponibiliza anualmente aos clubes e associações desportivas que desenvolvem regularmente atividade desportiva, a Câmara Municipal procura apoiar, de forma concreta, o desenvolvimento da atividade desportiva regular nas suas múltiplas vertentes, incluindo a do treino e competição. A obtenção de resultados desportivos de excelência implica o desenvolvimento de planos de trabalho/treino específicos, com a mobilização de recursos acrescidos, que os clubes, por si só não conseguem mobilizar.


Este protocolo tem como objeto o apoio ao desenvolvimento de um plano de treino desportivo de preparação da esgrimista Carolina Oliveira, para disputar o apuramento olímpico e visando o seu apuramento para o Campeonato da Europa e para o Campeonato do Mundo de Seniores (pontuação para o seu apuramento Olímpico).


O Município obriga-se a apoiar este programa com uma dotação de 7.500 euros, a transferir em tranches mensais, à EDV, durante a época desportiva de 2019/2020, até 31 de agosto de 2020, para comparticipação nas despesas correspondentes nos custos do projeto. A EDV obriga-se a prestar todo o apoio logístico à atleta no treino e na participação no quadro competitivo identificado e compromete-se a assegurar a participação da atleta nas competições nacionais e internacionais, bem como o acesso aos recursos/serviços de medicina desportiva necessários à sua preparação.