Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...Gessos Maceiro

Câmara Municipal adquire espólio do Atelier Gessos Maceiro

27 Abril 2017

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai adquirir o espólio do Atelier Gessos Maceiro, a laborar em Lisboa desde 1790 e propriedade de descendentes de vianenses. A intenção da autarquia surge na sequência da intenção da empresa em vender o espólio, que será depois musealizado.

De lembrar que as artes decorativas em gesso (estuque decorativo), de grande relevo e significado no concelho de Viana do Castelo, constituem uma das vertentes mais importantes da memória e identidade culturais e que urge defender e preservar pelo que, ao tomar conhecimento de que o Atelier Gessos Maceiro pretendia vender o espólio que detém e que apresenta elementos decorativos e matrizes históricas e artísticas em gesso, desde o séc. XVIII ao séc. XXI, a Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu adquirir este espólio.

Em causa estão elementos como matrizes históricas; material gráfico de produção nacional constituído por desenhos, esboços e estudos realizados pelos Mestres da Oficina Maceiro ao longo dos mais de 200 anos de atividades; e alguns moldes funcionais, para exemplificação didática, constituídos por moldes de lâmina e estruturas de suporte em madeira.

O espólio, que foi avaliado por técnicos superiores do Museu do Estuque, que a consideraram interessante e de valor, salvaguardando, contudo, a necessidade de um rigoroso trabalho de conservação e restauro, assim como de inventariação e catalogação, irá ser depois musealizado.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo