Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...bombeiros

Câmara Municipal acolheu cerimónia de encerramento de curso que reforçou corporações do Alto Minho com 48 bombeiros

08 Julho 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acolheu a cerimónia de encerramento do segundo curso promovido pela Escola Distrital de Bombeiros do Alto Minho, que permitiu a formação de 48 bombeiros que vão reforçar as 12 corporações do distrito depois de seis meses de formação.


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que é também Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), considerou que este foi “um dia histórico para Viana do Castelo e para o Alto Minho”, indicando que o distrito fez história “pela segunda vez consecutiva ao promover uma formação que vai beneficiar todas as corporações do Alto Minho”.


Já o Presidente da Federação Distrital de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo, José Salgado, destacou o facto de estes novos bombeiros terem demonstrado “vontade de serem dos nossos, voluntários e prontos a darem o melhor pela nossa comunidade”, afirmando que a Escola Distrital vem “colmatar a falta de homens nas corporações do Alto Minho”.


Também o primeiro Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo, Marco Domingues, elogiou a Escola Distrital, por representar “a excelente colaboração entre os corpos de bombeiros do distrito”.


O representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Bruno Alves, indicou que os bombeiros são “o braço armado da Proteção Civil”, tendo condecorado com a medalha de grau cobre o primeiro e o segundo comandante do CODIS de Viana do Castelo.


Os 48 novos operacionais que concluíram o Curso de Formação de Ingresso Bombeiro Voluntário (CFIBV), na primeira escola distrital do país, que decorreu entre janeiro e julho, vão iniciar três meses de estágio em contexto de trabalho nas corporações do Alto Minho.