Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal...luminárias

Câmara Municipal abre procedimento para instalar mais de 5700 luminárias

21 Dezembro 2018

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, a abertura do procedimento para a promoção da sustentabilidade energética em Viana do Castelo. Trata-se de uma candidatura ao Norte 2020 e destina-se a intervenções em infraestruturas públicas da administração local.


Em causa está a substituição de 5787 luminárias por sistemas led em todo o concelho, num valor global a ultrapassar os 1.9 milhões de euros. Esta medida integra a política municipal de eficiência energética que tem vindo a permitir a substituição em vários equipamentos e áreas viárias do concelho. Ainda recentemente, procedeu-se à substituição das luminárias nos viadutos de Santo António, Avenida 25 de Abril e Carmo, que irá permitir poupanças na ordem dos oitenta por cento.


De lembrar que este é mais um passo na política de eficiência energética levada a cabo pela Câmara Municipal, que instalou, nos últimos anos, sistemas solares térmicos e isolamento das coberturas dos pavilhões municipais em Santa Marta e em Monserrate, num investimento global de mais de quatrocentos mil euros, financiados em setenta por cento pelo ON2; e cerca de meio milhão de euros na implementação de sistemas energéticos sustentáveis nas piscinas municipais do Atlântico, Barroselas e Frederico Pinho, investimento que integrou ainda a renovação do sistema de tratamento de ar na piscina Frederico Pinheiro, permitindo poupanças energéticas substanciais nestes espaços públicos.


Tendo como objetivo a redução das emissões CO2/capita e redução do consumo específico da energia, ou seja, procurar através da eficiência energética obter o mesmo resultado de produtividade ou de conforto com menos incorporação de energia, a politica de eficiência energética integra também a substituição das luminárias de baixa eficiência por luminárias de elevada eficiência; e substituídas as fontes luminosas nos sistemas de controlo de trafego e peões por tecnologia LED.