Página Inicial > Notícias > Câmara de...Observatório Social

Câmara de Viana do Castelo vai criar Observatório Social

22 Setembro 2011

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sequência de uma reunião com vários responsáveis e entidades sociais do concelho, decidiu criar um Observatório Social com o principal objectivo de acompanhar e intervir nas situações de emergência social que venham a ser identificadas. Esta decisão surge depois dos anúncios de despedimento em empresas e do aumento do número de insolvências no distrito de Viana do Castelo.

Ontem, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vereadora da Acção Social reuniram com responsáveis pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional - Centro de Emprego de Viana do Castelo, Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto de Segurança Social, Cáritas Diocesana, Gabinete de Apoio à Família e Ozanan - Centro de Juventude (Centro Social e Paroquial Nosa Senhora de Fátima) na sequência das mais recentes notícias e de reuniões de José Maria Costa com a administração e trabalhadores da Milopos, e face à conjuntura económica nacional e consequentes reflexos em Viana do Castelo.

No encontro foi efectuada uma avaliação da situação do desemprego em Viana do Castelo e identificadas situações de carências de apoio às famílias, foi igualmente recolhida informação sobre o aumento do número de pedidos de apoios nos refeitórios sociais, comparticipações e apoios em géneros alimentares.

Na sequência desta reunião foi, por isso, decidido instalar um Observatório Social, do qual farão parte entidades públicas e privadas e de solidariedade social que, vão agora efectuar monitorizações periódicas da situação social e de emprego, bem como articular medidas e respostas e situações de emergência social que venham a ser identificadas.

Esta estrutura vai estar em estreita articulação com a Rede Social concelhia e com o apoio social que é prestado no âmbito da rede social escolar de Viana do Castelo.

 

Viana do Castelo, 22 de Setembro de 2011

 

                   Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo