Página Inicial > Notícias > Câmara de...florestais

Câmara de Viana do Castelo investe 1.1 milhões de euros na prevenção de incêndios florestais

05 Março 2018


A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em marcha ou já concluídos um conjunto de iniciativas que visam a prevenção de incêndios florestais. Ao todo, estão a ser investidos mais de 1.1 milhões de euros em ações de sensibilização pública, implementação da rede primária, limpeza das faixas de gestão de combustíveis e ações diversas.

No que toca à sensibilização pública, foi efetuada a publicação de edital, spots de rádio, publicidades em jornais, sessões de esclarecimento a publicação na newsletter municipal. Já na implementação da rede primária, a reflorestação da Serra da Padela, Santa Luzia e Amonde e a beneficiação de caminhos florestais em Santa Luzia fizeram parte dos investimentos.

Na limpeza das Faixas de Gestão de Combustíveis, estão a ser limpas 16 estradas municipais, assim como as faixas dos polígonos industriais de Lanheses e Neiva, as faixas das áreas de atividades económicas da Meadela e ainda do Monte Galeão, em Darque.

Com o financiamento municipal de três equipas de Sapadores Florestais, uma candidatura elaborada de fogo controlado para 54 hectares, diversas formações e prestação de informações a entidades, assim como a articulação com a GNR na partilha do Sistema de Informação Geográfica Municipal, a autarquia está a investir, no total, mais de 1.1 milhões de euros na prevenção florestal.

Para o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, este é um “um esforço significativo” da autarquia que, desta forma, vai procurar aceder ao financiamento que o Estado disponibiliza, através de uma linha de crédito já anunciada.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo