Página Inicial > Notícias > Câmara de...Municipais

Câmara de Viana do Castelo adquire material de protecção para os Bombeiros Municipais

18 Janeiro 2012

Nomes_e_cgula_vsA Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de adquirir equipamento de protecção individual para os Bombeiros Municipais. Esta acção integra-se no protocolo celebrado com a Federação de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo, no âmbito do Programa Operacional do Norte ON2 – Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos – Acções Materiais.

O equipamento em causa, destinado à protecção e segurança individual dos bombeiros, inclui 37 casacos de protecção (nomex), 37 calças de protecção (nomex) e 54 pares de luvas de protecção, destinados a acções de combate a incêndios em estruturas/outras acções de salvamento, aquisição no montante total de cerca de vinte e seis mil euros. Paralelamente, foram ainda adquiridos cinquenta capacetes de protecção em incêndios rurais e 50 cógulas (barretes de protecção de cabeça), no montante de cerca de 9500 euros.

A aquisição destes equipamentos tem em vista suprir necessidades relacionadas com a entrada de 15 novos estagiários, com a substituição de equipamentos existentes e ainda com a melhoria geral da protecção individual dos elementos do Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo.

O corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, a que se irão juntar os 15 novos elementos, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

 

 

Viana do Castelo, 18 de Janeiro de 2012 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo