Página Inicial > Notícias > Bombeiros...existência

Bombeiros Municipais de Viana do Castelo assinalaram 237 anos de existência

23 Março 2017

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo assinalaram 237 anos de existência com um Quartel Aberto junto da comunidade escolar e com uma cerimónia de apresentação do equipamento de resgate do Grupo de Intervenção em Maio Aquático.

Os Bombeiros Municipais, fundados a 22 de março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba e Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, são o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.

Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Em 2016, os Bombeiros Municipais registaram 2972 intervenções, razão pela qual o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, enalteceu o trabalho desenvolvido pela corporação que tem atingido excelentes resultados e lembrou que a proteção civil muito deve a esta entidade que tem vindo a ver reconhecido o seu trabalho.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo