Página Inicial > Notícias > Bombeiros...existência

Bombeiros Municipais de Viana do Castelo assinalam 231 anos de existência

22 Março 2011

bombeirosO Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo assinala hoje 231 anos de existência com um conjunto de actividades, com destaque para a sessão solene e para a colocação online das ocorrências verificadas desde 1642 em Viana do Castelo. Na sessão solene, que decorreu na presença de vários responsáveis distritais de protecção civil, o Presidente da Câmara, José Maria Costa, elogiou o trabalho desenvolvido pela corporação e lembrou a mais recente aposta na qualificação e apetrechamento dos bombeiros.

Para José Maria Costa, é importante lembrar, em dia de aniversário, o “empenho, generosidade e espírito de sacrifício dos Bombeiros Municipais”, enaltecendo o compromisso empenhado na luta de flagelos como os graves incêndios que atingiram o concelho no último verão. Na cerimónia, onde marcaram presença o Governador Civil de Viana do Castelo, a presidente da Assembleia Municipal e os comandantes da PSP e GNR e ainda o comandante do CDOS, o autarca sublinhou ainda que o Município continua a apostar na qualificação e formação da corporação de bombeiros, estando em fase final de recruta de 15 novos elementos para reforçar este serviço de protecção civil.

O aniversário, onde foram lembrados os bombeiros já falecidos com uma romagem ao cemitério, fica também marcado por uma iniciativa dos Bombeiros Municipais que disponibilizam, a partir de hoje, na página da Câmara Municipal, a listagem de ocorrências dos Bombeiros e ainda o registo dos acidentes entre 1642 e 1997 na imprensa.

Esta iniciativa pretende sistematizar e organizar, através de um exaustivo trabalho de pesquisa, a relação dos desastres (que na actual nomenclatura se designam por acidentes, acidentes graves e catástrofes), que afectaram as gentes e o território do Município de Viana do Castelo. Estes elementos recolhidos podem agora ser actualizados e corrigidos com a colaboração de quem tiver novos dados.

           

História:

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo actualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objectivo principal o salvamento e protecção de pessoas e bens, tendo como área de actuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

 

Viana do Castelo, 21 de Março de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo