O Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo assinala hoje 231 anos de existência com um conjunto de actividades, com destaque para a sessão solene e para a colocação online das ocorrências verificadas desde 1642 em Viana do Castelo. Na sessão solene, que decorreu na presença de vários responsáveis distritais de protecção civil, o Presidente da Câmara, José Maria Costa, elogiou o trabalho desenvolvido pela corporação e lembrou a mais recente aposta na qualificação e apetrechamento dos bombeiros.
Para José Maria Costa, é importante lembrar, em dia de aniversário, o empenho, generosidade e espírito de sacrifício dos Bombeiros Municipais, enaltecendo o compromisso empenhado na luta de flagelos como os graves incêndios que atingiram o concelho no último verão. Na cerimónia, onde marcaram presença o Governador Civil de Viana do Castelo, a presidente da Assembleia Municipal e os comandantes da PSP e GNR e ainda o comandante do CDOS, o autarca sublinhou ainda que o Município continua a apostar na qualificação e formação da corporação de bombeiros, estando em fase final de recruta de 15 novos elementos para reforçar este serviço de protecção civil.
O aniversário, onde foram lembrados os bombeiros já falecidos com uma romagem ao cemitério, fica também marcado por uma iniciativa dos Bombeiros Municipais que disponibilizam, a partir de hoje, na página da Câmara Municipal, a listagem de ocorrências dos Bombeiros e ainda o registo dos acidentes entre 1642 e 1997 na imprensa.
Esta iniciativa pretende sistematizar e organizar, através de um exaustivo trabalho de pesquisa, a relação dos desastres (que na actual nomenclatura se designam por acidentes, acidentes graves e catástrofes), que afectaram as gentes e o território do Município de Viana do Castelo. Estes elementos recolhidos podem agora ser actualizados e corrigidos com a colaboração de quem tiver novos dados.
História:
Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo actualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objectivo principal o salvamento e protecção de pessoas e bens, tendo como área de actuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O corpo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.
Viana do Castelo, 21 de Março de 2011
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo