Página Inicial > Notícias > Bombeiros...assinalaram 230 anos

Bombeiros Municipais assinalaram 230 anos

22 Março 2010

bombeirosOs Bombeiros Municipais de Viana do Castelo comemoram hoje, dia 22 de Março, 230 anos de existência com uma missa e uma sessão solene que inclui a entrega de medalhas comemorativas desta efeméride. A iniciativa serviu ainda para que o Presidente da Câmara elogiasse o serviço prestado à comunidade deste corpo e bombeiros que, desde Março de 1780, actua no concelho de Viana do Castelo mas também em toda a região.

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo actualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objectivo principal o salvamento e protecção de pessoas e bens, tendo como área de actuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

Em 2009, efectuou 4526 serviços.

 

Viana do Castelo, 22 de Março de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo