Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo comemoram hoje, dia 22 de Março, 230 anos de existência com uma missa e uma sessão solene que inclui a entrega de medalhas comemorativas desta efeméride. A iniciativa serviu ainda para que o Presidente da Câmara elogiasse o serviço prestado à comunidade deste corpo e bombeiros que, desde Março de 1780, actua no concelho de Viana do Castelo mas também em toda a região.
Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo actualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objectivo principal o salvamento e protecção de pessoas e bens, tendo como área de actuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O corpo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.
Em 2009, efectuou 4526 serviços.
Viana do Castelo, 22 de Março de 2010
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo