Página Inicial > Notícias > Biblioteca...Biblioteca”

Biblioteca Municipal e estudantes promovem amanhã “Poesia à solta na Biblioteca”

20 Março 2019

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Escola Secundária de Santa Maria Maior, vai levar a cabo a iniciativa “Poesia à solta na Biblioteca”, tendo em conta que data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem poética.


Esta iniciativa está integrada também nas comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner (1919-2019), a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. O mar, tempo, liberdade, beleza, perfeição, culto pela arte e tradição, próprias da civilização grega, são conceitos-chave na criação literária da escritora portuguesa que nos remetem para uma ideia da poesia como valor transformador fundamental.


Tendo em conta o centenário do nascimento da escritora, no Dia Mundial da Poesia os leitores da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vão ser presenteados com momentos de declamação de poesia de Sophia de Mello Breyner.


O Dia Mundial da Poesia pretende comemorar a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.