Página Inicial > Notícias > Biblioteca...de Leitura

Biblioteca de Viana do Castelo acolheu Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura

20 Abril 2018

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu, ontem, a Fase Regional/Municipal da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que selecionou quatro jovens estudantes para representarem o concelho na Fase Intermunicipal do concurso. Participaram 20 alunos, do 1º, 2º, 3º ciclo e do Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo, que realizaram prova escrita, seguida de uma prova oral, a partir de obras previamente selecionadas pelo júri.


Na prova, foram apuradas quatro estudantes que vão representar Viana do Castelo na fase seguinte: Leonor Martins Vieira, do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima – Lanheses, foi escolhida como representante do 1.º Ciclo; Marta Moreira Alves, do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, será a concorrente do 2.º Ciclo; Mafalda Santos Meixedo, do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, representará o 3.º Ciclo; enquanto Carolina Almeida Peixoto, do Agrupamento Escolas de Santa Maria Maior, foi selecionada para representar o Ensino Secundário.

As estudantes vão agora participar na Fase Intermunicipal, que se realizará a 17 de maio, em Vila Nova de Cerveira, e que vai apurar os concorrentes que vão marcar presença na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura.

Integraram o júri Maria José Guerreiro, vereadora da cultura e da educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Marlene Ferraz, escritora, e Raquel Ramos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares. Todos os participantes receberam um certificado de participação e os vencedores um certificado de apuramento à fase seguinte, bem como um vale literário, como prémio, atribuído pela Câmara Municipal.

No âmbito da prova regional, o 1º Ciclo teve como obra base a “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos” / Luís Sepúlveda, o 2º Ciclo analisou “A Bicicleta que tinha bigodes: estórias sem luz elétrica” / Ondjaki, o 3º Ciclo incidiu na obra “Vamos comprar um poeta” / Afonso Cruz, e o Ensino Secundário teve como obra selecionada “O vendedor de passados” / José Eduardo Agualusa.