Página Inicial > Notícias > Biblioteca...é redondo"

Biblioteca acolhe exposição da obra gráfica "Jorge Nesbitt - o mundo é redondo"

19 Janeiro 2022

Está patente na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo a exposição da obra gráfica "Jorge Nesbitt - o mundo é redondo", disponível até 2 de julho. Esta é a 17ª exposição integrada no ciclo de exposições da obra gráfica de artistas nacionais que é promovido na biblioteca vianense.


Jorge Nesbitt nasceu em 1972. Terminou, em 1995, o Curso Básico de Desenho e Pintura do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa. Em 1998, finalizou na mesma instituição o Curso Avançado de Artes Plásticas. É co-responsável do departamento de Ilustração/BD do Ar.Co.


Jorge Nesbitt expõe regularmente os seus trabalhos desde 1999. Desde então, tem participado em várias exposições individuais e coletivas. Está representado em várias coleções institucionais e privadas nacionais e internacionais. O seu percurso artístico denota proximidades com a mundo e a lógica disciplinar da ilustração, sendo autor de vários trabalhos especificamente nesta área.


O universo criativo de Jorge Nesbitt é facilmente reconhecível através das associações inusitadas presentes nas suas obras. Às evidentes referências à literatura, com um gosto especial pela obra de Gertrude Stein, associa múltiplas referências à pintura, da Holanda do Séc. XVII, ao modernismo de Picasso.


Desde 2014 que a Biblioteca Municipal acolhe ilustradores portugueses, dando a conhecer alguns dos autores contemporâneos mais aclamados na área da ilustração de livros, jornais, revistas e objetos.


Em 2021, a Câmara Municipal editou a obra “Ilustradores Portugueses na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo: 2014-2021”, que reúne 8 anos de exposições, correspondentes a 15 artistas.


A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e, ao sábado, das 10h00 às 19h00.