Página Inicial > Notícias > Banda Velha...comemora 150 anos

Banda Velha de Barroselas comemora 150 anos

14 Abril 2014

A Banda Velha de Barroselas deu ontem início às comemorações dos seus 150 anos de existência com uma sessão onde participaram os membros do executivo camarário. O evento, que incluiu um momento musical, decorreu junto das antigas instalações da escola primário do Sião, que acolhe de forma precária a atividade formativa da coletividade.

Na sessão, o autarca José Maria Costa valorizou o trabalho desenvolvido pelas associações culturais do concelho ligadas à música e que foram responsáveis pelo ensino e aumento da sensibilidade artística musical de muitos jovens ao longo dos anos e sublinhou a satisfação do município em ter um vasto conjunto de escolas, bandas de música e escola profissional e academia de música.

O edil lembrou que a Banda Velha de Barroselas, ao longo de 150 anos de história, marcou muitas gerações de jovens músicos e contribuiu para a afirmação da identidade cultural de Barroselas e do concelho. José Maria Costa referiu ainda a necessidade da requalificação da escola do Sião para poder garantir as melhores condições de formação musical dos jovens, tendo prometido tudo fazer para que a Banda Velha tenha, no final das Comemorações, melhores condições para a sua atividade formativa.

Na cerimónia, onde houve intervenções do presidente da direção da Banda, Isaac Rego, do Presidente da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, foi entregue à Banda Velha de Barroselas uma nova partitura com uma peça musical alusiva aos 150 anos que foi interpretada durante a cerimónia, na presença de populares, de representantes das associações e instituições das freguesias vizinhas e ainda dos presidentes de junta de Mujães e Vila de Punhe e ainda das organizações federativas e associações ligadas à música.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo