Página Inicial > Notícias > Baldio de...75 hectares

Baldio de Carvoeiro executa projeto de limpeza florestal de 75 hectares

15 Maio 2020

O Conselho Diretivo do Baldio de Carvoeiro, após apresentação de candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 para a medida ”Proteção e Reabilitação de Povoamentos Florestais”, viu aprovado um projeto de beneficiação florestal no valor de mais de 112 mil euros. O projeto contempla a beneficiação e o aproveitamento de regeneração natural de pinheiro bravo numa área de 13,10 hectares e o controlo da vegetação espontânea, desramação e podas de formação em 61,96 hectares, totalizando uma área de intervenção no baldio de Carvoeiro de 75 hectares. Neste momento, os trabalhos encontram-se numa fase muito adiantada, prevendo-se a sua conclusão para o final do mês de maio.


O projeto visa a proteção e valorização de sobreiros e carvalhos existentes no baldio, através da eliminação da vegetação arbustiva que, neste caso, é constituída essencialmente por giesta, e na valorização das áreas de pinheiro bravo. Este projeto de beneficiação florestal tem como objetivos principais reconverter povoamentos florestais abandonados e aumentar a capacidade de defesa deste território ao fogo.


O projeto foi financiado a 80% pelo FEADER, sendo o pagamento dos restantes 20% da responsabilidade do Conselho Diretivo. A Câmara Municipal de Viana do Castelo, parceiro estratégico na defesa e valorização da floresta municipal e do baldio de Carvoeiro, disponibilizou-se para apoiar este importante projeto.


Os trabalhos de beneficiação nas áreas de pinheiros bravo localizam-se em Sta. Justa, junto ao antigo campo da bola, e em Armães. As áreas de beneficiação de sobreiros localizam-se na encosta a sul de Sta. Justa até ao Parque de Valinhas e de Valinhas, passando pela antiga casa florestal até ao limite do baldio de Barroselas e estão a ser desenvolvidos por várias equipas de trabalho recorrendo a roçadoras e a tratores com destroçadoras.