Página Inicial > Notícias > Avaliação...ranking nacional

Avaliação à satisfação dos clientes coloca SMVC em quinto no ranking nacional

16 Julho 2010

servioswebOs Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), através de uma parceria externa com a Associação Portuguesa de Distribuição de Água, foram uma das entidades que integrou o ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente . Este projecto é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, em vários sectores de actividade.

Os resultados de todos os sectores, incluindo o da água, foram divulgados publicamente no passado dia 13 de Julho e colocam os SMSBVC na quinta posição de um total de 14 no ranking geral das entidades ligadas ao sector.

Este estudo foi efectuado através de um inquérito telefónico a 248 clientes nas vertentes de imagem, expectativas, qualidade apercebida, valor apercebido, reclamações e lealdade. Os resultados, relativos a 2009, foram considerados pelos responsáveis como extremamente positivos.

Certo é que, em todos os índices, os SMSBVC apresentam-se acima da média, sendo que, na qualidade apercebida, existem picos de qualidade na periodicidade da facturação, na assistência técnica e piquetes de emergência e nos serviços oferecidos. Como ponto menos positivo está o valor apercebido, um item que agora esta entidade pretende ver melhorado.  

Paralelamente, os SMSBVC efectuaram o seu inquérito de avaliação de satisfação interno que aponta para os oitenta por cento de satisfação dos clientes. Considerada uma empresa que contribui positivamente para a sociedade, nomeadamente pelos cuidados ambientais, esta entidade quer aproveitar agora os resultados destes inquéritos para ouvir e responder aos clientes, de forma a melhorar os serviços prestados.

“Os SMSBVC, satisfeitos com a sua avaliação, estão conscientes do longo caminho que ainda têm que percorrer para atingir os níveis de excelência pretendidos”.

 

            Viana do Castelo, 15 de Julho de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo