Página Inicial > Notícias > Autarquia...histórico

Autarquia reconhece Interesse Municipal a unidade de turismo que vai reabilitar edifícios do centro histórico

20 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a atribuição de Interesse Municipal ao projeto da HCH – Investimentos Turísticos, que vai requalificar um conjunto edificado do centro histórico para o transformar numa unidade de turismo.


Entende o Município que o projeto de requalificação e refuncionalização de um conjunto edificado para unidade de turismo contribui, de forma objetiva, para a projeção e consolidação do setor turístico de Viana do Castelo, nomeadamente nas temáticas histórica, monumental, urbana, saúde, náutica e religiosa.


De acordo com a proposta de Declaração de Interesse Municipal, o novo hotel vai disponibilizar uma oferta única para os peregrinos de Santiago de Compostela, Caminho Português da Costa, graças à excelente localização e serviços pensados especificamente para esta procura.


O empreendimento turístico vai também oferecer uma resposta inovadora para as pessoas que sofrem de asma, numa oferta diferenciadora.


A intenção deste projeto, ao reabilitar dois edifícios do centro histórico, concorre positivamente para o esforço que o Município se encontra a realizar com o desenvolvimento da reabilitação e requalificação da cidade.


A política de incentivos à reabilitação urbana e de dinamização das Áreas de Reabilitação Urbana (ARUS) em Viana do Castelo permitiu gerar, entre 2014 e 2017, investimentos que ascendem aos 60 milhões de euros. O investimento privado rondou os 40 milhões de euros e, em curso e até 2020, o Município de Viana do Castelo está a investir cerca de 20 milhões de euros.


A Câmara Municipal está a investir, até 2020, no âmbito do PEDU, 20 milhões de euros em trinta diferentes projetos, cuja intervenção será focada nas ARUS. Financiado pelo Portugal 2020, este programa visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.


Adotada como estratégia pelo Município de Viana do Castelo, a reabilitação urbana assume-se como uma política municipal com reconhecido valor, com indicadores e resultados reconhecidos nacionalmente.