Página Inicial > Notícias > Autarquia...clubes e IPSS

Autarquia aprova mais de 70 mil euros de apoios extraordinários a clubes e IPSS

20 Novembro 2020

Em contexto de pandemia por COVID-19, o executivo camarário de Viana do Castelo aprovou ontem um conjunto de apoios extraordinários a clubes e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que representam um investimento superior a 70 mil euros.


Assim, foi aprovado um Programa de Apoio aos Clubes Náuticos que integram o projeto “Náutica nas Escolas”. A proposta tem em consideração que, face ao estado de emergência decretado pelo Governo Português e tendo em consideração as diretrizes da Direção Geral de Saúde, foi suspenso o projeto de náutica nas escolas, por opção comum dos agrupamentos escolares do concelho. Por isso, o Município criou um programa de apoio excecional ao Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Clube, Surf Clube de Viana e Viana Remadores do Lima, através do qual será atribuído um apoio mensal de 3.000 euros a cada clube, situação que vigorará enquanto não for levantada a suspensão do projeto educativo.


Uma vez que se mantém a situação de pandemia e dadas as dificuldades sentidas pelas associações e clubes desportivos a quem foi suspenso o protocolo regular, a autarquia deliberou dar continuidade a um apoio extraordinário para fazer face às despesas correntes, um investimento total superior a 43 mil euros para apoio a 22 coletividades desportivas.


A Câmara Municipal vai também atribuir apoio a dois clubes que viram eventos cancelados muito próximo da data da sua realização, depois de terem sido efetuadas despesas com organização. Por isso, será atribuída uma verba de 3.550 euros ao Clube de Vela, que viu cancelada a Prova de Apuramento Nacional / Taça de Portugal, e uma verba de 4.000 euros ao Clube de Ténis de Viana do Castelo, depois do cancelamento da Taça Cidade de Viana do Castelo.


No que toca ao Reforço do Apoio a Instituições, no âmbito dos apoios excecionais COVID-19, a autarquia vai atribuir uma verba global de 20 mil euros a quatro entidades de apoio social. Assim, o Gabinete de Atendimento à Família – GAF, as Conferências Vicentinas, a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo e o Refeitório social – Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima vão receber uma verba extraordinária de 5.000 euros, cada, para fazer face ao aumento de despesas com o funcionamento e adaptação à nova realidade no âmbito da pandemia.