Página Inicial > Notícias > Autarcas...ligação viária

Autarcas das freguesias do Vale do Neiva reúnem para projetar futuro e discutir nova ligação viária

25 Janeiro 2019

O vereador da Coesão Territorial na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu com os autarcas das freguesias do Vale do Neiva para projetar o futuro e discutir a nova ligação viária entre o Vale do Neiva e a autoestrada A28. No encontro, que reuniu os autarcas da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Mujães, Vila de Punhe e Alvarães, os representantes das freguesias manifestaram concordância em relação ao estudo prévio que o Presidente da Câmara Municipal apresentou publicamente em dezembro, sugerindo que se avance de imediato com o projeto de execução, dando prioridade a alguns troços, bem como o prolongamento do estudo prévio até Carvoeiro de forma a melhorar a acessibilidade à zona de atividades económicas.

Recorde-se que a autarquia apresentou um investimento de 6,35 milhões de euros na construção de uma nova ligação entre o Vale do Neiva e a autoestrada A28. A nova via terá uma extensão de 5,2 quilómetros, tendo as duas vias de rodagem uma largura de 7 metros. O acesso da A28 ao Vale do Neiva é uma nova ligação da A28 / Zona Industrial do Neiva à área empresarial do Vale do Neiva e visa melhorar a acessibilidade de pessoas e bens às empresas que estão situadas neste território.


Integrado na estratégia de valorização e desenvolvimento do Vale do Neiva, uma das regiões do concelho mais dinâmicas do ponto de vista associativo, cultural, desportivo e empresarial, o município de Viana do Castelo programou para este mandato um conjunto de projetos e ações com vista a melhorar a competitividade deste espaço territorial, bem como a criação de infraestruturas e de equipamentos de apoio às diferentes atividades do Vale do Neiva.


Neste encontro, foram também avaliadas as fases e investimentos que se encontram em execução no Vale do Neiva, nomeadamente nas áreas de abastecimento de água e saneamento, eletrificação da Linha do Minho, requalificação de acessibilidades à estação de comboios de Barroselas e apeadeiros. Requalificação da EB 2/3 S de Barroselas.

Na reunião, consolidaram-se os projetos e ações futuras, nomeadamente para Vila da Punhe, com o projeto do Fórum Cultural, para Mujães, com a ampliação e requalificação da envolvente do cemitério, para Alvarães, com a requalificação da envolvente da sede da Junta de Freguesia e cemitério, núcleo museológico e requalificação paisagística da Costeira, e para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, com o alargamento do acesso à Estação, a valorização da envolvente ao cemitério, construção da Zona Industrial, continuação da infraestruturação de Carvoeiro, a valorização da envolvente da Escola de Carvoeiro, a valorização do Mosteiro e requalificação da Casa do Povo.

Os autarcas das freguesias e o vereador Luís Nobre avaliaram também a melhor solução para aproximar os cidadãos da administração municipal, através do novo projeto “Freguesia + Próxima” e do “Espaço do Cidadão”, para fomentar a descentralização e tornando mais célere a resposta aos munícipes nesta área geográfica.