Página Inicial > Notícias > Autarca visitou...internacional

Autarca visitou Associação Juvenil de Deão para analisar projetos de voluntariado internacional

03 Março 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e a Vereadora da Coesão Social e Juventude, Carlota Borges, visitaram a Associação Juvenil de Deão (AJD) juntamente com o presidente da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão. A visita serviu para fazer uma análise dos projetos de voluntariado internacional que a associação tem em curso.


A Associação Juvenil de Deão, fundada oficialmente no dia 19 de abril de 1997, é uma associação sem fins lucrativos, associada no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ). Tem por fim criar e desenvolver atividades sociais, culturais, desportivas e artísticas para a juventude, designadamente na área da ocupação dos tempos livres, do voluntariado, da cooperação e da formação, promovendo e dinamizando o seu acesso à informação, a integração social, a participação cívica e a igualdade entre homens e mulheres.


A coletividade tem também por missão a capacitação e empoderamento da juventude e tem como valores o voluntariado, o desenvolvimento comunitário, a igualdade, a intergeracionalidade, a inclusão social e solidariedade. A associação tem ainda vindo a trabalhar com jovens e crianças provenientes de zonas rurais de Viana do Castelo, com índices de exclusão social e com poucas respostas institucionais.


A sua caraterística juvenil ressalta do facto de 80% dos seus associados, assim como 80% dos membros da direção terem idade igual ou inferior a 30 anos. Faz parte dos órgãos sociais da Animar (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) e da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, sendo também associada da Federação Nacional das Associações Juvenis - FNAJ.