Página Inicial > Notícias > Autarca reclama...de Darque

Autarca reclama abertura urgente de Unidade de Cuidados Continuados de Darque

26 Fevereiro 2013

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa acompanhado do Executivo Municipal, esteve no Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, onde foi recebido pelo Presidente e Direcção desta entidade e pela Junta e Assembleia de Freguesia para proceder á assinatura do protocolo de colaboração para apoio nos custos inerentes quer à construção, quer ao apetrechamento em termos de mobiliário e outros equipamentos para a Unidade de Cuidados Continuados de Darque.

Na sessão, o Presidente da Junta de Freguesia enalteceu o trabalho desenvolvido pela comunidade darquense para esta obra e referiu o importante apoio dado pelo Município, desde o início do projecto do Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, a este equipamento social.

O Presidente da Direcção do Centro, Padre Fraga elogiou o trabalho dos paroquianos, da Junta de Freguesia e de todas as forças vivas da freguesia que têm dado um grande contributo para a construção deste equipamento social e o apoio da Autarquia a este projecto.

Referiu, também, o papel da Autarquia e do seu presidente neste processo, nomeadamente a forma atenta como têm acompanhado a evolução deste projecto, não deixando de apoiar este obra nos momentos mais difíceis.

Na sua intervenção, o autarca, José Maria Costa, referiu a importância deste conjunto de equipamentos sociais, especialmente a importância da Unidade de Cuidados Continuados que vem colmatar uma importante necessidade, na medida em que não existe no concelho de Viana do Castelo, qualquer estrutura integrante da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, sendo urgente que o Ministério da Saúde crie as condições necessárias para o seu funcionamento já no mês de Março. 

O Presidente da Câmara Municipal elogiou o trabalho colaborativo entre a Junta de Freguesia, o Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque e outras entidades da freguesia, o qual tem possibilitado a concretização do projecto e a disponibilização destas valências para a comunidade. 

Reforçou, ainda que tem desenvolvido inúmeros contactos junto do Ministério da Saúde e da ARS Norte, solicitando a abertura deste equipamento por ser extremamente necessário para o apoio de muitos utentes criando-se condições para a melhoria dos cuidados de saúde de muitos vianenses. 

Referiu, ainda, José Maria Costa, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Autarquia no apoio á rede social do concelho, bem como o apoio financeiro que tem sido dado aos diferentes equipamentos, nomeadamente lar de idosos, centros de dia, e creches em todo o concelho, numa altura em que os apoios sociais são cada vez mais necessários. 

 

Viana do Castelo, 25 de Fevereiro de 2013.

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente