Página Inicial > Notícias > Autarca de...transfronteiriço

Autarca de Viana do Castelo reuniu com Secretários de Estado de Portugal e Espanha para analisar estratégia comum para desenvolvimento transfronteiriço

12 Fevereiro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, na qualidade de presidente da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), reuniu hoje com o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, e com o Secretário de Estado espanhol da Política Territorial, em Castelo Branco, para analisar a estratégia comum para o desenvolvimento transfronteiriço no âmbito da preparação da Cimeira Ibérica.


A reunião com os governantes e com outras entidades de gestão do território transfronteiriço enquadra-se na preparação da próxima Cimeira Ibérica luso-espanhola, que irá decorrer na Guarda, em junho. Na 30.ª cimeira bilateral em Valhadolid (Espanha), recorde-se, os dois governos chegaram a acordo sobre políticas de desenvolvimento das regiões despovoadas e envelhecidas junto à fronteira comum para assegurar a sustentabilidade futura dos territórios, tornando-os atrativos para viver, trabalhar e investir.


Os dois países definiram uma estratégia ibérica para desenvolver as zonas da raia, onde o despovoamento é um problema transversal nos dois lados da fronteira. Agora, em cima da mesa está a estratégia comum para o desenvolvimento deste espaço transfronteiriço.


A RIET é um projeto criado em 2009 e que é constituído por organizações municipais, empresariais e de educação próximas da fronteira entre Portugal e Espanha. Esta entidade transfronteiriça, foi criada para promover a cooperação transfronteiriça, o desenvolvimento socioeconómico nos territórios fronteiriços e de se estabelecer como uma única comunidade de interesse perante os governos de Espanha, Portugal e da União Europeia.