Página Inicial > Notícias > Autarca de...portagens

Autarca de Viana do Castelo pede reunião urgente ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas por causa da redução das portagens

20 Julho 2016

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, tendo tomado conhecimento da decisão do Governo de reduzir o custo das portagens nas autoestradas do Interior e do Algarve e tendo verificada a omissão da A28 neste regime de reduções, solicitou uma reunião urgente ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
A A28 é a autoestrada que liga o Alto Minho ao Porto, servindo, assim, um território de baixa densidade com características de interioridade, com carácter transfronteiriço que também faz a ligação á vizinha Galiza.
Esta autoestrada, também, reúne os requisitos elencados na Portaria nº 106/2016, hoje publicada, quer os relativos ao índice de poder de compra, quer os relativos às questões turísticas, que servem de suporte à redução na A22, no Algarve.
Face a esta decisão do Governo, que não contempla a A28, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da CIM Alto Minho pediu, já, uma reunião ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas para saber as razões desta duplicidade de critérios do Governo que não incluiu a A28 neste regime de reduções.
A não inclusão da A28 significa uma injustiça para a situação concreta do Alto Minho, já duramente penalizado com a introdução de portagens em 2011, situação gravosa para as relações económicas, comerciais e turísticas do Alto Minho com a Galiza, que reduziu a atividade económica nos sectores do comércio, restauração e hotelaria em cerca de 40%.
A introdução de portagens em 2011 levou, também, à deslocalização de várias empresas para a área metropolitana do Porto, prejudicando, assim, as atividades económicas e a criação de emprego.
O Autarca de Viana do Castelo espera poder ter o acolhimento por parte do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas da reavaliação desta situação, aplicando-se também o regime de reduções das portagens na A28.

Viana do Castelo, 20 de Julho de 2016.

Gabinete do Presidente
Câmara Municipal de Viana do Castelo