Página Inicial > Notícias > Autarca de...intergovernamental europeu

Autarca de Viana do Castelo participa em fórum intergovernamental europeu

24 Abril 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, participa amanhã, dia 25 de Abril, em Montpellier (França) na reunião dos representantes do “Diálogo 5+5”, um fórum intergovernamental de cooperação do Mediterrânio Ocidental onde participam cinco países do sul da Europa (Portugal, Espanha, Itália, França e Malta) e cinco países do Norte de África (Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia).


A participação de José Maria Costa surge de um convite feito pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética para participar numa reunião de representantes da administração local, amanhã, na cidade francesa, já que é a França que está a coordenar este fórum.


O encontro tem como objetivos reforçar a importância e o papel da administração local no que toca à implementação de medidas de coesão e ordenamento do território definidas pelos governos, pela União Europeia e por outras instâncias internacionais.


Neste fórum, participam também representantes ministeriais dos diversos países europeus e africanos, sendo este fórum uma oportunidade de partilha de experiências de boas práticas, informação e conhecimento, numa perspetiva de cooperarem entre si com vista à resolução de áreas problemáticas num espaço em que os territórios possuam mais do que uma cultura ou o mar em comum.


O “Diálogo 5+5” é a designação adotada para o processo de cooperação do Mediterrâneo Ocidental, lançado em 1983, pela França com o objetivo de reforçar o diálogo político e a cooperação em temas de interesse comum dos países da zona ocidental da região mediterrânica e promover o desenvolvimento económico do Magrebe. Este processo de cooperação tem formações setoriais, para além da de coordenação geral, da competência do MNE. Para além da Administração Interna, da Defesa, e dos Negócios Estrangeiros, o Diálogo 5+5 abrange, ainda, a cooperação nos sectores dos Transportes, Turismo e Ambiente/Energias Renováveis.