Página Inicial > Notícias > Autarca de...Costa em Brest

Autarca de Viana do Castelo no Encontro de Cidadãos do Mar e da Costa em Brest

22 Novembro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, participa hoje, como convidado principal, no Assises Citoyennes – Mer Littoral, um Encontro de Cidadãos do Mar e da Costa, que acontece em Brest. A reunião, organizada pela Rede de Conselhos de Desenvolvimento da Bretanha, faz parte da iniciativa Breizh Cop 2018 e tem como objetivos produzir uma contribuição dos cidadãos para o projeto territorial para a Bretanha com base no exemplo de obras e abordagens dos vários parceiros sobre o tema do mar e da costa. Nesse sentido, o autarca leva vários projetos vianenses a Brest, destacando o Centro de Mar, a Náutica nas Escolas e a organização do próximo Euro’Meet.


A Bretanha, região marítima, iniciou o desenvolvimento da sua estratégia marítima e, para construir um projeto de desenvolvimento sustentável, o Conselho Regional da Bretanha quer envolver todos os parceiros institucionais, atores socioeconómicos e diferentes Conselhos de Desenvolvimento, para um encontro de reflexão, contribuições, questões sobre estratégias marítimas a nível local e regional.


José Maria Costa apresenta, em Brest, as diferentes ações que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem promovido em torno do mar, nomeadamente a criação do Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar, a funcionar no Navio Gil Eannes. O Centro de Mar integra-se como projeto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e assume-se como uma aposta, de entre o conjunto de operações que o constituem, no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do Atlântico”.


Também o projeto da Náutica nas Escolas, desenvolvido pelo município desde o ano letivo 2013/2014, será motivo de destaque para o edil. A Náutica nas Escolas destina-se aos jovens do 2º e 3º ciclo e chega atualmente a 2.226 estudantes, agregando as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.


José Maria Costa apresenta ainda em Brest o município como espaço de eleição para diversos campeonatos nacionais e internacionais já que, só no presente, Viana do Castelo acolheu o Viana World Bodyboard Championship (Mens’s) e o Pro Junior World Championship, o Campeonato do Mundo de Windsurf "PWA Windsurf World Cup - Women Slalom & Freestyle / Men Slalom”, o GKA Kitesurf World Tour - Wave e Strapless Freestyle e também o Meeting Internacional de Optimist, em vela, entre outras provas de relevo.


O autarca promove ainda o Outdoor Sports Euro´Meet 2019, que a cidade acolhe de 24 a 26 de setembro do próximo ano. O Euro’Meet é um evento que se destina à comunidade académica, científica, empresarial e ‘stakeholders’ do desporto outdoor. O evento tem por base o desporto, mas abrange outras áreas, tais como ambiente, turismo, juventude, saúde e bem-estar.


Este Encontro de Cidadãos do Mar e da Costa aborda a Governação e estratégia marítima, o Nautismo, O mar e o Litoral como potencial de desenvolvimento e valorização e lança o debate sobre as questões do clima e atividades portuárias.