Página Inicial > Notícias > ATRIBUIÇÃO...HONORÍFICOS

ATRIBUIÇÃO DE TÍTULOS HONORÍFICOS

08 Janeiro 2021

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada esta quinta-feira, os títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito e Instituição de Mérito que serão atribuídos na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade no Teatro Municipal Sá de Miranda, a acontecer às 18h30 de 20 de janeiro, para assinalar o 173º aniversário da efeméride.

CIDADÃO DE HONRA

 

PROF. ARMÉNIO REGO
Arménio Rego, natural de Subportela, é doutorado e mestre em Organização e Gestão de Empresas. É autor e coautor de dezenas de livros, em áreas como as organizações positivas, liderança, comunicação, ética e responsabilidade social das organizações e gestão internacional de recursos humanos e destaca-se pelos notáveis serviços de cidadania prestados à sociedade enquanto sociólogo, investigador e docente universitário.

JOSÉ CARVALHIDO DA PONTE
José Luís Carvalhido da Ponte exerceu, durante largos anos, funções docentes e de direção na Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo. Destaca-se pelos notáveis serviços de cidadania prestados à educação, à cultura e à assistência humanitária, realçando-se o trabalho humanitário que tem vindo a desenvolver em Cacheu (Guiné-Bissau).

PROF. JOÃO JOSÉ CERQUEIRA
João José Cerqueira, natural da Meadela, destaca-se pelos notáveis serviços de cidadania prestados à sociedade, enquanto médico neurologista responsável pela consulta de Esclerose Múltipla no Hospital de Braga e professor de neurologia e anatomia na Universidade do Minho, assumindo também as funções de diretor do curso de Medicina desta Instituição de Ensino Superior.

CIDADÃO HONORÁRIO

 

D. ANACLETO OLIVEIRA (A TÍTULO PÓSTUMO)
D. Anacleto Oliveira destacou-se pelos relevantes serviços prestados à comunidade enquanto Bispo da Diocese de Viana do Castelo, sendo reconhecido como uma personalidade afável, dialogante e profundamente interessada na vida das populações do Alto Minho.

D. JOSÉ PEDREIRA (A TÍTULO PÓSTUMO)
D. José Augusto Pedreira destacou-se pelos relevantes serviços prestados à comunidade enquanto Bispo Emérito de Viana do Castelo. A 29 de Outubro de 1997 foi nomeado bispo de Viana do Castelo, cargo onde se manteve até 2010, até ao seu pedido de resignação e consequente nomeação de D. Anacleto Oliveira.

JOSÉ EDUARDO AGUALUSA
José Eduardo Agualusa distingue-se pelos notáveis serviços de cidadania e relevantes serviços à literatura enquanto escritor. É autor de romances, contos, novelas, livros infantis e peças de teatro.

CORONEL AGOSTINHO CRUZ
O Coronel Agostinho José Lopes da Cruz foi distinguido com o título de Cidadão Honorário do Município de Viana do Castelo pelos relevantes serviços prestados à comunidade vianense enquanto Comandante Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana.

CIDADÃO DE MÉRITO

 

ROGÉRIO CESÁRIO DA CUNHA PEREIRA
Rogério Cesário da Cunha Pereira destaca-se pelos relevantes serviços prestados ao associativismo e à cultura popular e etnografia vianense desde 1970. É dirigente do Grupo Folclórico “S. Paulo da Cruz”, de Barroselas, que assinalou em 2020 meio século de existência.

ANTÓNIO VIANA (A TÍTULO PÓSTUMO)
António Martins da Costa Viana destacou-se pelos relevantes serviços prestados à cultura enquanto historiador. Falecido em julho de 2020, foi investigador, historiador e escritor da freguesia de Areosa e autor de diversos livros sobre as gentes e o património vianense.

ANTÓNIO ALBANO GOMES RIBEIRO (A TÍTULO PÓSTUMO)
António Albano Gomes Ribeiro destacou-se pelos relevantes serviços prestados ao desporto enquanto Diretor Técnico da formação da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC). Integrou a coletividade desportiva durante 41 anos, em quatro décadas dedicadas a uma das suas grandes paixões da vida: o futebol.

PALMIRA SÁ GUIMARÃES
Palmira Sá Guimarães destaca-se pelos relevantes serviços prestados à formação de crianças e jovens, enquanto dirigente escutista, integrando há mais de meio século o Agrupamento de Escuteiros n.º 85 Barroselas.

IURI LEITÃO
Iúri Gabriel Dantas Leitão, nascido em 3 de julho de 1998 em Viana do Castelo, é um ciclista português que pratica ciclismo em pista e em estrada e tem-se assumido como figura de destaque para o concelho pelos relevantes serviços ao desporto, enquanto campeão europeu de pista em ciclismo.

IVA VIANA
Iva Viana é uma artista vianense que se tem destacado pelos relevantes serviços prestados à cultura enquanto escultora plástica. Graças a uma parceria com o Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, quatro reclusos estão atualmente a produzir peças de Iva Viana, com recurso aos moldes preparados pela artista.

NUNO BARBOSA-MORAIS
Nuno Barbosa-Morais destaca-se pelos relevantes serviços prestados à ciência enquanto investigador. Nascido em 1977, pertence atualmente ao Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes, um instituto de investigação em biomedicina integrado no Centro Académico de Medicina de Lisboa, sendo ainda professor convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

JOÃO ÁLVARO ROCHA (A TÍTULO PÓSTUMO)
João Álvaro Rocha destacou-se pelos relevantes serviços prestados à arquitetura. Nasceu em Viana do Castelo a 10 de janeiro de 1959 e desenvolveu uma intensa atividade docente, tendo-se também destacado enquanto arquiteto do social.

ANTÓNIO BARROS DA SILVA
António Barros da Silva destaca-se pelos relevantes serviços prestados para a construção do Templo-Monumento de Santa Luzia, atualmente Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus.

PATRÃO JOSÉ FONTAINHAS
O marinheiro vianense José Fontainhas destacou-se pelos relevantes serviços enquanto patrão que durante 34 anos esteve ligado à causa humanitária dos socorros a náufragos na barra do porto de Viana do Castelo.

ANTÓNIO SILVA
António Silva destaca-se pelo testemunho de cidadania e relevantes serviços prestados à vida autárquica vianense. Foi Presidente da Assembleia de Freguesia da Meadela e vereador na Câmara Municipal de Viana do Castelo entre 1994 e 1997. A nível nacional, é um dos membros eleitos mais antigos a exercer funções em Assembleia Municipal, desde 1976.

INSTITUIÇÃO DE MÉRITO

 

COMITÉ NACIONAL FRANCÊS ARISTIDES SOUSA MENDES
O Comité Nacional Francês Aristides Sousa Mendes destaca-se pelos relevantes serviços prestados em prol da divulgação da ação de Aristides de Sousa Mendes que permitiu salvar milhares de vidas. O Comité promove uma luta incessante contra o esquecimento, pela memória daqueles que, pelas suas ações corajosas e únicas, salvaram seres humanos de uma morte certa.

ESCOLA DE MÚSICA DE PERRE
A Escola de Música de Perre tem-se destacado pelos relevantes serviços prestados à cultura musical e à formação de crianças e jovens. Por intermédio da música, pretende acompanhar e apoiar o crescimento musical, cultural e social dos seus alunos.

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VIANA DO CASTELO
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo destaca-se pelo relevante trabalho prestado à comunidade vianense desde 1881. Ao longo de 140 anos de história, assume-se como entidade de enorme relevância para a cidade e para o concelho vianense.

UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ALTO MINHO
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) destaca-se pelo relevante trabalho prestado por todos os profissionais da ULSAM à comunidade vianense na assistência à saúde, com especial ênfase no papel prestado no combate à pandemia por COVID-19.

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - IPVC
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) destaca-se pelos relevantes serviços prestados ao nível do Ensino e Formação Superior, enquanto primeira escola superior a surgir no concelho.

AURORA DO LIMA
O jornal “Aurora do Lima” é um jornal de Viana do Castelo fundado a 15 de dezembro de 1855 e destaca-se pelos relevantes serviços prestados à imprensa e à cultura vianense. É o mais antigo jornal de Portugal Continental e segundo de Portugal, tendo sido fundado há 166 anos.

VILA FRIA 1980
A coletividade desportiva Vila Fria 1980 destaca-se pelos relevantes serviços prestados no que toca à promoção da prática desportiva e formação de jovens. Ao longo de 41 anos de existência, o clube tem formado largas centenas de atletas.

PADARIA DO SOUTO
A Padaria Souto é uma empresa secular, encontrando-se há quatro gerações na família Parente Ribeiro/Souto, destacando-se enquanto Loja Memória que marca de forma indelével a economia e história de Santa Marta de Portuzelo.

OURIVESARIA FREITAS
A prestigiada Ourivesaria Freitas, uma das mais conhecidas ourivesarias portuguesas, foi fundada em 1920 na esquina da Rua dos Fornos, em Viana do Castelo, passando posteriormente para a atual localização na Rua Sacadura Cabral, destacando-se pelos notáveis serviços prestados na divulgação das tradições portuguesas.

SERVIÇOS SOCIAIS DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE VIANA DO CASTELO
Os Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo destacam-se pelo relevante apoio aos trabalhadores da Câmara Municipal desde 1930. Ao longo do último ano, tiveram uma participação muito ativa e solidária no combate à pandemia por COVID-19.

CENTRO SOCIAL E CULTURAL DE BARROSELAS
O Centro Social e Cultural de Barroselas tem-se destacado pelos relevantes serviços prestados no âmbito da resposta e apoio social, promovendo e incentivando também a ação cultural na freguesia, contando com creche, jardim-de-infância e ATL.

POSTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ALVARÃES
O Posto de Assistência Social de Alvarães é uma instituição de referência no que diz respeito ao apoio social, destacando-se pelos relevantes serviços prestados na assistência à população, contribuindo para a coesão social.

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE VILA DE PUNHE
O Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe tem-se destacado pelos relevantes serviços prestados no âmbito da resposta e apoio social, promovendo e incentivando a solidariedade.

GRUPO JUVENIL DE VILA DE PUNHE
O Grupo Juvenil de Vila de Punhe destaca-se pelos relevantes serviços em prol do desporto e da formação de crianças e jovens. Esta distinção foi atribuída no dia em que assinalou 35 anos de existência.