Página Inicial > Notícias > Associação...assinalar Romaria

Associação dos Reformados preparou Mostra de Tapetes Floridos da Ribeira e Manta de Retalhos para assinalar Romaria

10 Agosto 2020

Foram inauguradas na sede da Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo (ARPVC) a “Mostra de Tapetes Floridos da Ribeira" e uma Manta de Retalhos feita pelos utentes, com motivos alusivos à Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia. As exposições estão patentes até 29 de agosto, juntando-se assim a associação ao convite para “Sentir as Festas d’Agonia”.


O Presidente da Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo indicou que, apesar de este ano a Romaria d’Agonia ter sido limitada pela pandemia, a associação “não podia ficar indiferente e propôs-se realizar uma exposição sobre os tradicionais tapetes floridos, um tema muito marcante para as gentes da Ribeira”.


Bernardo Sousa referiu que os tapetes “são um número inquestionável das festas e, para as gentes da Ribeira, são a grande demonstração de fé que os pescadores dedicam à sua padroeira”.


Já a Manta de Retalhos correspondeu a um desafio que os animadores e a direção da ARPVC fizeram aos utentes, demonstrando a criatividade, a devoção e o amor dos reformados e pensionistas pela rainha das romarias.


A mostra está disponível para visita de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Aos sábados, a exposição pode ser visitada das 10h00 às 13h00.