Página Inicial > Notícias > Assinado...para idosos

Assinado protocolo para apoiar criação de novas instalações para uma estrutura residencial para idosos

08 Agosto 2017


A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo assinaram ontem o protocolo de colaboração onde a autarquia comparticipa as despesas de aquisição do imóvel onde será instalado o lar de idosos daquela associação, no Parque Empresarial da Praia Norte.

Numa cerimónia muito participada e que integrou também a bênção da carrinha da associação, foi assinado o protocolo que cumpre uma deliberação camarária, que aprovou o apoio de cem mil euros destinado à aquisição de um imóvel, tendo em conta a importância que, do ponto de vista social, a iniciativa é merecedora e atendendo a que o imóvel em causa já recebeu parecer favorável do Centro Distrital de Segurança Social.
A Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo, que tem em funcionamento um centro de convívio, um centro de dia e um serviço de apoio domiciliário, vai criar ali um lar de idosos com vagas para 34 utentes e que potenciará a criação de, aproximadamente, 30 novos postos de trabalho.
Ao todo, a aquisição do edifício será de 350 mil euros, acrescendo as obras de adaptação / recuperação de cerca de 150 mil euros. Na sessão, o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, lembrou o trabalho desenvolvido pela instituição, sublinhou a importância da nova resposta social e o “caminhar de braço dado” entre as duas entidades para resolver “os problemas sociais”. “A excelente localização deste edifício, que agora terá funções sociais, é o coroar deste trabalho”, afirmou ainda.

A instituição tem já um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, situada num edifício projetado pela autarquia e situado em terrenos libertados pelo anel viário construído pela VianaPolis junto à Igreja d’Agonia, com capacidade para cinquenta utentes no Centro de Dia e cinquenta no Apoio Domiciliário, ocupando já dois pisos e uma área de seiscentos metros quadrados, com um átrio, uma zona de direção e serviços administrativos (gabinete da direção, sala de reuniões), área de instalação de pessoal, zona de convívio, refeições, atividades, uma lavandaria e ainda gabinete de saúde.
No exterior, tem uma zona de estacionamento privado e para utentes com mobilidade reduzida e ainda de estacionamento público.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo