Página Inicial > Notícias > Assinado...em Mujães

Assinado auto de consignação para ampliação da rede de drenagem de águas residuais em Mujães

06 Agosto 2020

Foi hoje assinado o auto de consignação que vai permitir a ampliação da rede de drenagem de águas residuais na freguesia de Mujães. O Vereador da Coesão Territorial, Luís Nobre, e o Vereador do Saneamento Básico, Vítor Lemos, visitaram também a obra que se integra na empreitada de ampliação da rede de drenagem de águas residuais da margem sul do concelho de Viana do Castelo, que engloba as freguesias de Mujães, Vila de Punhe, Barroselas e Castelo do Neiva, orçada em 615.713,00€ acrescidos de IVA.


Esta empreitada integra as intervenções previstas para a rede de águas residuais candidatada a fundos comunitários do programa POSEUR, no âmbito da constituição da empresa pública Águas do Alto Minho.


A Águas do Alto Minho tem no concelho um programa de intervenções fortíssimo, no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura.


Recorde-se que, no mês de janeiro, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um investimento de 2,693 milhões de euros para garantir obras de ampliação da rede de drenagem de águas residuais em oito freguesias do concelho. As intervenções, que acontecem no âmbito da parceria existente com a Águas do Alto Minho, vão decorrer nas freguesias de Cardielos, Serreleis, Torre e Vila Mou, na margem direita do rio Lima, e Mujães, Barroselas, Vila de Punhe, e Castelo de Neiva, na margem sul.


A Águas do Alto Minho é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.