Página Inicial > Notícias > Assinada...Centro Cultural

Assinada declaração de apoio à candidatura do Centro Cultural

16 Junho 2011

cimOs dez presidentes das Câmaras Municipais da CIM Alto Minho assinaram a declaração de apoio à candidatura que irá permitir o financiamento do Centro Cultural de Viana do Castelo | Coliseu. Na sessão, os autarcas salientaram a coesão dos municípios e a importância supra-municipal do equipamento cultural.

Na declaração, onde se pode ler que o centro irá “assumir o papel de vértice do sistema de equipamentos culturais do Alto Minho”, é assinalado que poderão ser agora programados eventos de maior dimensão. Este documento sublinha que compete aos vereadores da cultura e ao serviço técnico da CIM preparar uma proposta a submeter ao Conselho Executivo de um plano estratégico para os eventos culturais e criar condições para uma programação conjunta mobilizando todos os equipamentos existentes e aqueles que irão ser disponibilizados a curto prazo, no prazo de três meses.

Com a declaração é ainda prestado “apoio unânime à candidatura a financiamento do Centro Cultural de Viana do Castelo e às iniciativas em preparação que visam suprimir carências locais ou sub-regionais, e permitirão o reforço de funcionamento em rede dos equipamentos culturais do Alto Minho”.

Recorde-se que o Centro Cultural de Viana do Castelo | Coliseu foi desenhado pelo Arquitecto Eduardo Souto Moura, recentemente galardoado com o Prémio Pritzker, e está inserido numa área nova da cidade que compreende ainda os edifícios administrativos e Praça da Liberdade da autoria do Arquitecto Fernando Távora, e a Biblioteca Municipal desenhada por Álvaro Siza Vieira.

            Este espaço, vocacionado para eventos culturais e desportivos municipais e supra-municipais, tem uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de cumprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura. Situado junto ao rio Lima, estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.

A capacidade do equipamento é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para 2700 nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé. Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por 5 metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.

Do projecto, ressalta ainda os acessos principais nos topos norte e sul, um interior amplo e permeável com acesso de visão sobre o Rio Lima, nomeadamente no piso de entrada, revestido a vidro.

A empreitada do Centro Cultural |Coliseu foi adjudicada a 21 de Dezembro de 2007, tendo sofrido diversos revezes, nomeadamente com problemas financeiros de uma das empresas construtoras e a suspensão temporária efectivada em Fevereiro deste ano. Depois de envidados todos os esforços, a Câmara Municipal e a CIM Alto Minho candidatam a fundos comunitários esta estrutura, cuja declaração de apoio se assinou hoje.

 

 

Viana do Castelo, 16 de Junho de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo