Página Inicial > Notícias > Assembleia...na agenda

Assembleia do Eixo Atlântico coloca mobilidade transfronteiriça na agenda

17 Fevereiro 2012

AB39234aA Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que reuniu ontem em Viana do Castelo, constituiu um grupo de trabalho para a análise das infra-estruturas e da mobilidade da euro-região. Numa sessão onde participou o Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, os 34 municípios conseguiram ainda a garantia de que o Governo está a estudar um modelo de compatibilização entre sistemas de pagamento de portagens entre Portugal e Espanha.

A Assembleia Geral -  que empossou o presidente da Câmara de Viana, José Maria costa, como Presidente do Eixo Atlântico e apreciou e aprovou os orçamentos da entidade no valor de 4,3 milhões de euros - debateu assim a situação económica e política da Euro-região, agravada não só pela crise mas também por medidas prejudiciais para a economia como os sistemas de pagamentos de portagens nas auto-estradas portuguesas e a situação das infra-estruturas, especialmente, a ligação ferroviária entre o Porto e Vigo.

Assim, e depois de muitos pedidos do Eixo Atlântico, o Secretário de Estado anunciou, em conferência de imprensa, que está a ser estudado um sistema de compatibilidade para o pagamento de portagens entre Portugal e Espanha.

Na Assembleia Geral, foi também proposta, para a próxima cimeira ibérica, a criação de um grupo de trabalho para abordar e estudar as questões transfronteiriças, nomeadamente no Norte de Portugal e Galiza. Outra das propostas analisadas e aprovadas foi a constituição de um grupo de trabalho para a análise de infra-estruturas e mobilidade na euro-região, assim como a realização de um fórum de autarcas e personalidades relevantes do meio académico, económico, de empreendedorismo e da cultura da euro-região.

Esta Assembleia Geral, a décima sétima desde a sua criação, marcou os vinte anos do Eixo Atlântico, precisamente em Viana do Castelo. Neste momento, são 34 as cidades que compõem esta entidade transfronteiriça.

 

            Viana do Castelo, 17 de Fevereiro de 2012 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo