Página Inicial > Notícias > Assembleia...municípios

Assembleia de Municípios Saudáveis acolhe cinco novos municípios

26 Outubro 2018

A Assembleia Geral da Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis reuniu nos Açores, sob a presidência do autarca da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, contando também com a presença da vereadora da Coesão Social, Juventude, Voluntariado e Serviços Urbanos, Carlota Borges, tendo aprovado a adesão de 5 novos municípios. No encontro, que aconteceu no município de Lagoa, aderiram à rede os municípios do Porto, Coimbra, Santo Tirso, Cuba e Avis.


Nesta reunião, os 57 municípios presentes aprovaram o plano de atividades e orçamento desta rede de Municípios Saudáveis, que este ano completa 21 anos. Foi ainda aprovada a declaração de Lagoa, em que os municípios se comprometem a participar ativamente na melhoria da acessibilidade à saúde, na promoção da cidadania e participação das populações na saúde e na promoção do bom ambiente urbano e na promoção da paz.


A Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis é uma associação de municípios constituída formalmente a 10 de outubro de 1997, em Viana do Castelo. A Rede tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do Projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.


Dos seus objetivos consta apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os Municípios que integram a Rede e entre as restantes Redes Nacionais participantes no Projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS); e divulgar o Projeto Cidades Saudáveis, estimulando e apoiando a adesão de novos Municípios.