Página Inicial > Notícias > Artes florais...Viana Florida

Artes florais com quatro metros de altura celebram Viana Florida

24 Maio 2017

Um concurso de artes florais de grandes dimensões em cinco praças da cidade, denominado “Festival de Flores”, irá decorrer no próximo sábado (27 de maio) no âmbito do programa Viana Florida, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com o apoio da CAF – Cooperativa de Arte Floral.

O concurso irá decorrer na Praça da República, na Praça da Liberdade, no Largo de S. Domingos, no Largo da Estação e no Largo da Capela das Almas e aos concorrentes caberá decorar elementos com quatro metros de altura. A iniciativa integra o Viana Florida, que tem ainda programado para este fim de semana, no jardim público da cidade, uma feira de flores e jardinagem e ainda, no domingo pelas 11 horas, um encontro de floristas e decoradores profissionais no auditório do Centro de Mar de Viana do Castelo e que contará com a presença de Tó Romano, responsável pelo movimento Eva Dream – Florir Portugal, que pretende mobilizar os cidadãos para fazer de Portugal um país mais florido.

Viana Florida é uma iniciativa da autarquia vianense que pretende projetar esta tradição como atração turística, estabelecer parcerias com os agentes do sector, promover as festas e romarias associadas à flor e animar o centro histórico e integrou já outras iniciativas como a exposição das tradicionais coroas de maios nas varandas da Praça da República e uma promoção às festas do concelho que têm na flor a sua essência, designadamente as romarias de Vila Mou, Vila Franca e Alvarães.

E, pelo segundo ano consecutivo, está a decorrer também o concurso “Florir Viana”, que visa a ornamentação com plantas e flores de varandas e montras dos edifícios inseridos ou envolventes do centro histórico da cidade.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo