Página Inicial > Notícias > “Arquitectura...Feira do Livro

“Arquitectura contemporânea e apontamentos de arquitectura modernista em Viana do Castelo” apresentado na 40ª Feira do Livro

28 Julho 2020

No âmbito da 40ª Feira do Livro de Viana do Castelo, foi apresentado o livro “Arquitectura contemporânea e apontamentos de arquitectura modernista em Viana do Castelo”, de José Pastor, editado pela Câmara Municipal.


Viana do Castelo é reconhecida pela sua arquitetura contemporânea de excelência, que já valeu à cidade por uma revista da especialidade o título de “Meca da Arquitetura”. A cidade orgulha-se da arquitetura contemporânea com um conjunto de edifícios da autoria de arquitetos de renome, dois deles galardoados com o Prémio Pritzker: Siza Vieira, que desenhou a Biblioteca Municipal, e Eduardo Souto Moura, que projetou o nosso Centro Cultural.


Ambos os edifícios integram o Plano da Marginal de Viana, da autoria de Fernando Távora. Ainda nesta frente ribeirinha o arquiteto Fernando Távora foi o responsável pelo desenho da Praça da Liberdade e dos dois edifícios de comércio e serviços que a delimitam.


Nesse sentido, foi com naturalidade que surgiu a obra “A Arquitectura Contemporânea de Viana do Castelo e Apontamentos de Arquitectura Modernista”, onde sobressai a sensibilidade artística do fotógrafo José Pastor, que aborda a arquitetura em Viana do Castelo, destacando os seus arquitetos e apresentando textos diversos e de sensibilidades várias.


Até 1 de agosto, a Feira do Livro vai incluir ainda a apresentação de livros, dramatizações, entregas de prémios, lançamento de revista e noite de poesia.