Página Inicial > Notícias > Aprovado...Subportela

Aprovado projecto de execução do Centro Escolar de Subportela

26 Março 2010

A Câmara Municipal acaba de aprovar o projecto de execução de remodelação e ampliação da actual escola de Cortegaça, na freguesia de Subportela, que será transformado em Centro Escolar com primeiro ciclo e jardim-de-infância e irá responder a novos objectivos programáticos. Com uma previsão de investimento que ronda 1.5 milhões de euros, o projecto irá requalificar por completo um estabelecimento escolar com mais de meio século.

O projecto, aprovado em reunião de executivo, desenvolve-se por dois pisos, dando sequência à implantação existente e agrupando-se em núcleo de ensino, núcleo de gestão, núcleo comunitário e espaços exteriores. No primeiro, constam quatros salas de actividades de ensino básico, arrecadação para material didáctico, apoio à educação plástica, duas salas de actividades e sala de repouso. No núcleo social será instalada a sala polivalente, a biblioteca e o refeitório e, no núcleo de apoio, ficará instalado o gabinete técnico de docentes, o gabinete médico, a cozinha, balneários e vestiários, arrecadações e áreas técnicas e ainda uma sala de reuniões.

 O acesso ao edifício será partilhado pelos dois níveis de ensino e o corpo do edifício, que será ampliado, comportará a sala de actividades, a sala polivalente e instalações sanitárias. Serão também salvaguardadas as questões da mobilidade reduzida e o recinto incluirá ainda superfícies verdes, horta pedagógica, recreio ao ar livre e equipamento e mobiliário adequados.

Este projecto junta-se ao também já aprovado Centro Escolar de Alvarães e, em obras de requalificação está já a centenária Escola de Afife. O objectivo destes investimentos, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal, é dotar os vianenses das melhores condições de ensino.

 

Viana do Castelo, 17 de Março de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo