Página Inicial > Notícias > Aprovado...do Castelo

Aprovado Plano de Desenvolvimento Social e da Saúde de Viana do Castelo

29 Agosto 2013

O Plano de Desenvolvimento Social e da Saúde de Viana do Castelo (PDSS) para 2013-2016 foi aprovado pelos parceiros envolvidos com o objetivo de promover o desenvolvimento social, a qualidade de vida e o capital mental da população de Viana do Castelo. Os objetivos são promover o empreendedorismo e criar oportunidade de emprego; promover a saúde e bem-estar da população ao longo do ciclo de vida; e promover a coesão social do território.

O documento, que assenta numa visão holística e integrada tendo por base a ideia de um território coeso, inclusivo e saudável, foi construído com base nas metodologias participativas através dos contributos dos diferentes parceiros na deteção de problemáticas sentidas pelas populações expressas, quer no Diagnóstico Social para 2013, quer nas múltiplas reuniões de trabalho com os parceiros Institucionais.

O objetivo geral do Plano é promover o desenvolvimento social, a qualidade de vida e o capital mental da população de Viana do Castelo, sendo que a estratégia chave está centrada nas pessoas e no seu capital mental e tem por base o pressuposto que a adoção de determinados tipos de comportamentos (quer individuais, quer coletivos) que são promotores de uma melhor qualidade de vida, no território onde nascem, vivem, investem, trabalham e convivem em comunidade.

Foram identificadas três prioridades de intervenção (eixos estratégicos da ação): promover o empreendedorismo e criar oportunidade de emprego; promover a saúde e bem-estar da população ao longo do ciclo de vida; e promover a coesão social do território. Neste sentido, foram traçados 18 objetivos específicos que se concretizam através de 30 ações para os próximos 4 anos.
Os principais Parceiros envolvidos na coordenação das ações foram os agrupamentos de escolas do concelho; associação empresarial de Viana do Castelo; Câmara Municipal de Viana do Castelo; Centro de Respostas Integradas de Viana do Castelo; Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo; Gabinete de Atendimento à Família; Instituto do Emprego e da Formação Profissional; Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

No total participaram 27 Instituições do Concelho e estiveram envolvidas 72 pessoas mais o Núcleo Executivo do Conselho Local de ação Social (CLAS), que assim elaboraram um plano que assenta numa responsabilidade partilhada, através de uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção social dos diferentes agentes locais, para que todos se sintam mobilizados na construção e concretização de um projeto que é de todos. Agir implica conhecer, intervir e mudar no sentido de promover um território mais coeso, inclusivo e saudável.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo