Página Inicial > Notícias > Aprovado...Escolas”

Aprovado apoio para desenvolver o projeto educativo “Náutica nas Escolas”

15 Setembro 2017


O executivo municipal aprovou, em reunião de executivo, um apoio financeiro aos clubes para avançar com o projeto educativo “Náutica nas Escolas” para o ano letivo 2017/2018. Em causa estão 1615 alunos de sete agrupamentos com nove escolas, correspondendo a 79 turmas, que participarão no projeto inovador que pretende trazer para os estabelecimentos de ensino atividades náuticas na disciplina de educação física.

Na última reunião do executivo, foi aprovado um apoio financeiro para o Clube de Vela, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana para permitir o normal funcionamento de atividades nos centros náuticos uma vez que se torna necessário que sejam disponibilizados os meios técnicos, as instalações e equipamentos necessários pelos clubes náuticos.

Recorde-se que o projeto Náutica nas Escolas agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.

De sublinhar que este projeto tem colhido diversos prémios e menções, designadamente o “Melhor Município para Viver”, Categoria Economia em 2013; o Prémio Desportivo 2014 “Personalidade do Ano” da Gala de Desporto e, já em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas “Maia Cidade Europeia do Desporto”. Em 2016, o Jornal Economia do Mar atribuía também um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo projeto e pelo Centro de Mar de Viana do Castelo.

Recentemente, foi também apresentado ao surfista de ondas gigantes Garrett McNamara, que esteve na Praia do Cabedelo para uma aula aberta, para sessões de autógrafos e para uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Surf, onde lhe foi apresentado o projeto educativo da Câmara Municipal.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo