A Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, através da bolsa de Mérito da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, acabam de ver aprovadas duas candidaturas no valor global de cerca de quatro milhões de euros para a ampliação da rede de águas residuais e pluviais em várias freguesias do concelho. Esta candidatura, apresentada ao ON2 Programa Operacional da Região Norte Ciclo Urbano da Água, inclui investimentos nas freguesias de Carreço, Afife, Alvarães, Chafé, Santa Marta de Portuzelo, Perre e Vila Franca.
Assim, é já possível o investimento na ampliação da rede de águas residuais e abastecimento de água em Afife, Chafé, Carreço e Alvarães; na ampliação da rede de águas residuais e pluviais de Santa Marta de Portuzelo; na quarta fase da ampliação da rede de água e águas residuais de Vila Franca e na terceira fase da ampliação da rede de águas residuais de Perre.
Esta candidatura, comparticipada em 2.3 milhões de euros pelo FEDER, junta-se a outras duas candidaturas já anteriormente aprovadas pelo ON2 de cerca de três milhões de euros e cujas empreitadas estarão concluídas até ao final do ano.
De sublinhar que o objectivo destas candidaturas é melhorar a qualidade de vida das populações e promover a melhoria de um conjunto de parâmetros e indicadores de performance ambiental da NUT III Minho-Lima.
O domínio Ciclo Urbano da Água visa, nomeadamente, promover a melhoria dos níveis de atendimento, de qualidade, dotando o território de infra-estruturas e serviços ambientais e de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade aceitáveis, bem como promover um desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população estabelece como meta atingir 95 por cento da população de água e 90 por cento em saneamento de águas residuais.
Viana do Castelo, 15 de Julho de 2011
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo