Página Inicial > Notícias > Aprovada...USF Meadela

Aprovada pelo Norte 2020 candidatura a fundos europeus que permite financiamento da USF Meadela

11 Agosto 2021

Foi aprovada pelo Norte 2020 a candidatura a fundos europeus que permite o financiamento necessário à empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela. Este projeto resulta de uma parceria efetuada através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Viana do Castelo, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e estão, nesta fase, em análise, as propostas apresentadas no âmbito do concurso público, prevendo-se que a adjudicação da obra possa acontecer em setembro.


Esta candidatura agora aprovada foi apresentada ao Norte 2020 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que vai ser a entidade adjudicante e que irá garantir o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário para depois ser entregue à ULSAM.


Recorde-se que a empreitada “Unidade de Saúde Familiar na Meadela” foi lançada a concurso público por 2,276 milhões de euros. A obra conta com um prazo de execução de 360 dias, naquela que é uma necessidade urgente para a freguesia e para o concelho.


Já em junho de 2020, o Presidente da Câmara Municipal informara que a construção desta Unidade de Saúde Familiar estava prevista no Plano de Atividades e Orçamento do Município, considerando que “começa a ser premente dotar a freguesia e as localidades vizinhas de um espaço de qualidade, para que os atos médicos sejam feitos com mais dignidade” já que “as atuais condições de funcionamento da extensão de saúde não são as melhores”.


Antes, a Câmara Municipal aprovara por unanimidade a Declaração de Utilidade Pública (DUP) do terreno para a construção da nova USF. A construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela "é considerada absolutamente estruturante e indispensável à rede de equipamentos de saúde no concelho".