Página Inicial > Notícias > Aprovada...Luzia e Amonde

Aprovada nova candidatura para defesa contra incêndios em Santa Luzia e Amonde

11 Julho 2017

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através de uma segunda candidatura aprovada pelo POSEUR, vai avançar com ações de defesa contra incêndios na Serra de Santa Luzia e na Serra de Amonde. Esta candidatura surge na sequência de uma outra semelhante na Serra da Padela e, no conjunto, implicam um investimento de cerca de 850 mil euros.

O objetivo das candidaturas é o aumento da resiliência do território aos incêndios florestais através da infraestruturação do espaço florestal ao nível da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios (RDFCI), nomeadamente a Rede de Faixas de Gestão de Combustíveis e Rede Viária Florestal e visam facilitar uma intervenção direta de combate a eventuais incêndios, reduzir os efeitos de passagem dos grandes incêndios e isolar os focos potenciais de ignição.

Através de uma primeira candidatura ao POSEUR, num investimento de cerca de 400 mil euros, foi possível já concluir a instalação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis (FGC) na Serra da Padela, num total de 121,78 hectares, incluindo-se 47,51 hectares da Rede Secundária de FGC e ainda a beneficiação de 12,84 quilómetros da Rede Viária Florestal.

Agora, foi aprovada a segunda candidatura, semelhante à anterior, que prevê ações na Serra de Santa Luzia e Serra de Amonde, nomeadamente ao nível da Instalação da Rede Primária de FGC, num investimento total de cerca de 450 mil euros. Para a Serra de Santa Luzia estão previstas 84.66 hectares de Rede Primária de FGC, 69,57 hectares de Rede Secundária de FGC e 8,55 quilómetros de Beneficiação de Rede Viária Florestal.

Para a Serra de Amonde estão previstas 163,62 hectares de Rede Primária de FGC, 16,41 hectares de Rede Secundária de FGC e 2,19 quilómetros de Beneficiação de Rede Viária Florestal.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo