Página Inicial > Notícias > Aprovada...do Castelo

Aprovada candidatura de 3.1 milhões de euros para água e saneamento em Viana do Castelo

23 Dezembro 2016

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) viram aprovada uma candidatura ao POSEUR no valor de 3.1 milhões para abastecimento de água e saneamento em várias freguesias do concelho. As empreitadas vão ser financiadas a 85 por cento e dizem respeito às freguesias de Deão, Vila de Punhe, Castelo do Neiva, Mazarefes, Vila Fria, S. Romão do Neiva e Chafé.

Em causa está a ampliação da rede de águas residuais e remodelação da rede de água do caminho municipal 1216 de Deão, a rede de drenagem de águas residuais e rede de água de Vila de Punhe e Castelo do Neiva, a ampliação da rede de águas residuais e rede de água em Mazarefes, ampliação da rede de águas residuais e abastecimento de água de Vila Fria, ampliação da rede de águas residuais em S. Romão de Neiva e a ampliação da rede de águas residuais em Castelo do Neiva/Chafé (Barroco e Lordelo).
Foram igualmente considerados elegíveis os ramais de ligação, pelo que estes não serão cobrados aos utilizadores da rede.

De lembrar que, recentemente, os SMSBVC anunciaram investimentos nas redes de drenagem de águas pluviais (saneamento) e de abastecimento de água no valor global de nove milhões de euros.

No que toca aos investimentos na Rede de Drenagem de Águas Residuais (saneamento), em fase de conclusão estão as empreitadas de Vila Franca e S. Romão de Neiva e em curso estão as empreitadas de Deão, Vila de Punhe, Castelo do Neiva, Barroselas, Subportela (Caminho da Rompida), Perre, Meadela, Bairro de S. roque e Escola Técnica (Monserrate) e Rua Cidade de Riom e Rua Sport Clube Vianense. Em breve irão decorrer empreitadas no centro histórico de Darque e Subportela (Estrada da Igreja).

Nos investimentos na rede de abastecimento de água, estão em curso empreitadas em Subportela e a iniciar em Nogueira. Ao todo, a Câmara Municipal e os SMSBVC estão a investir mais de três milhões de euros.

Já as Águas do Norte estão também a efetuar empreitadas no concelho de Viana do Castelo, no valor global de seis milhões de euros. Assim, em curso está a adutora de Subportela que irá servir Portela Susã, Mujães e Subportela e a adutora de Barroselas para servir Vila Franca, Vila de Punhe e Barroselas. A iniciar estão também a adução a Nogueira.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo